Especialista manda Guga ter paciência
Allen Chahad
São Paulo – Guga ganhou um conselheiro. Turíbio Leite é uma das maiores autoridades do Brasil no assunto medicina esportiva. O fisiologista já trabalhou com a Seleção Brasileira e o São Paulo no futebol, e hoje é o Coordenador do Centro de Medicina Esportiva da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Com experiência na área, Turíbio aconselha o tenista Gustavo Kuerten a ter bastante paciência. O fisiologista explica que o tipo de cirurgia a qual Guga foi submetido, uma artroscopia no quadril direito, pode não se transformar em um divisor de águas na carreira do primeiro tenista brasileiro a se tornar o número 1 do mundo. Mas, para tanto, o trabalho deve ser feito sem pressa.
“Não vai ficar nenhuma seqüela se for feito um bom trabalho de recuperação. Tudo deve ser feito sem pressa... sem apressar a natureza”, avisou.
O fisiologista explica que a recuperação de uma artroscopia leva de dois a três meses. “Uma primeira etapa será de cicatrização do que foi corrigido. A outra, que exige muita paciência, é o processo de fisioterapia. Além da recuperação, deve ser feito um trabalho preventivo, para que ele não volte a ter problemas”, disse.
Os três meses necessários para que Guga volte às quadras coincidem justamente com os 90 dias que separam a sua operação, realizada na última segunda-feira (25/02), e a primeira rodada de Roland Garros (27/05).
Com a possibilidade de recuperação física até o Aberto da França, Turíbio acredita que, psicologicamente, Guga estará preparado. “Todos os atletas ficam abalados quando passam por cirurgia. Mas com a vontade de ser campeão, que já demonstrou mesmo sem infra-estrutura, ele não terá problemas”, lembrou.
|