Para fisiologista, Ronaldo só precisa de ritmo de jogo
São Paulo – Para Turíbio de Barros Leite, uma das maiores autoridades da medicina esportiva no Brasil e ex-fisiologista da Seleção, o atacante Ronaldo terá possibilidade de brilhar na Copa do Mundo de 2002. O médico acredita que o jogador da Inter, já bom do joelho, precisa agora é voltar a atuar. O ritmo de jogo, segundo ele, é o fundamental no momento.
“O problema por causa da ruptura no tendão certamente já está solucionado. Ele está agora restaurando sua força e agilidade. Mais do que isso, ele precisa recuperar as qualidades físicas que só o jogo lhe dá. Ele precisa se integrar e voltar a ter um ritmo de jogo, para poder render do jeito que nós queremos na Copa”, disse o fisiologista.
Turíbio confessa que está ansioso para ver Ronaldo de volta aos gramados. Segundo ele, todo esforço feito para a recuperação do atacante é válido. “Como torcedor, eu gostaria de ver o Ronaldo usando a camisa nove na Copa do Mundo. Vale a pena, pois ele ainda é um dos poucos fora de série no futebol”, disse.
Turíbio é o Coordenador do Centro de Medicina Esportiva da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), além de professor de fisiologia na mesma instituição. |