México - O americano Oscar de la Hoya, campeão pelo Conselho Mundial de Boxe (CMB) disse nesta segunda-feira que deixará sua carreira musical para buscar um sexto título mundial e uma revanche contra o porto-riquenho Félix "Tito" Trinidad no Estádio Azteca, na capital mexicana.
De la Hoya, com cinco títulos em diferentes categorias, afirmou que seu sonho seria que esta luta contra Trinidad, que o derrotou em setembro de 1999, fosse realizada no México e especialmente no Estádio Azteca, que pode abrigar 120 mil torcedores.
"Quero lutar com Trinidad, quero retirar de mim essa espinha", afirmou De la Hoya, que voltará aos treinos esta semana para se preparar para a luta no dia 4 de maio contra o americano Fernando Vargas, para unificar o cetro peso pesado.
Afirmou que também tentará lutar em breve contra o americano Shane Mosley e Bernard Hopkins, campeão de peso médio, para tentar "fazer história" e ser o primeiro a ganhar seis títulos em seis categorias diferentes.
O americano, de 29 anos, disse que tem refletido sobre seu futuro e, após falar com sua família, decidiu dedicar-se totalmente ao esporte para buscar seu sexto título, na categoria peso médio. "Minha família me deu a bênção. Sinto que é o caminho para algo brilhante. Me dedicarei cem por cento ao boxe e deixarei a carreira de cantor e de ator pelo menos até me aposentar dos rings".
Ele confirmou que tentará comprar os direitos do disco que gravou para promovê-lo por sua prória conta e também disse ter propostas de diretores de cinema de Hollywood e do México para uma carreira de ator.
A luta contra Vargas "seria a última que perdi, embora não queira me aposentar como perdedor, mas fazer história e buscar o sexto título", comentou De la Hoya, que ganhou a medalha de ouro no boxe dos Jogos Olímpicos de Barcelona'92.