Rio - Começará nesta quarta-feira, às 8h, com entrada gratuita, o qualifying da primeira etapa do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia 2002 na arena montada no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre.
Este torneio classificatório servirá para definir as 12 últimas duplas – oito no masculino e quatro no feminino - para o torneio principal, que acontecerá a partir de sexta-feira, e que contará com os principais nomes da modalidade no país. Além de ganhar o direito de abrir a temporada, a capital gaúcha está comemorando 10 anos no evento.
Neste período, Porto Alegre, oito vezes, e Torres, em duas oportunidades, dividiram-se para sediar a competição. De lá para cá, a carioca Sandra, campeã olímpica em Atlanta e bronze em Sydney, é a recordista de vitórias, sendo duas ao lado de Jacqueline, em 94 e em 95, e outras duas tendo Adriana Samuel como parceira, em 2000 e em 2001.
Agora, Sandra joga ao lado de Leila, ex-seleção brasileira e que estreou nas areias no fim do ano passado. Em apenas duas etapas, Maceió e Salvador, Sandra e Leila terminaram na terceira colocação.
"Estamos começando esta temporada, e pela primeira vez conseguimos treinar um bom tempo juntas, porque no ano passado estava jogando com a Tatiana até uma etapa, e, na outra passei a jogar com a Leila. A partir de agora iremos saber como a outra pensa. Acho que a Leila está se entendendo mais com o vôlei de praia, até porque isso leva tempo mesmo - disse Sandra.
Já no masculino, o carioca Anjinho, a dupla Franco/Roberto Lopes, e o paraibano Zé Marco, que abandonou as quadras no ano passado, acumulam o maior número de títulos na etapa gaúcha do circuito.
Anjinho, ao lado de Loiola, foi o primeiro campeão em Porto Alegre, em 92, e depois voltou a vencer em 98, jogando com Fred. Por sua vez, os cearenses Franco e Roberto Lopes ganharam em 93 e em 95, enquanto Zé Marco subiu no lugar mais alto do pódio em 94 , com Paulo Emílio, e em 99, com Ricardo.
O torneio principal do Circuito Banco do Brasil, que está completando 12 anos, contará com a participação de 24 duplas masculinas e 16 femininas. As finais da competição acontecerão no domingo, a partir das 11 horas.
Apesar de a corrida olímpica começar somente em 2003, esta já será uma temporada importante para as duplas brasileiras. No Circuito Mundial, competição que classifica para os Jogos Olímpicos, apenas três duplas brasileiras – masculinas e femininas – já entrarão direto no torneio principal sem precisar passar pelo qualifying: Tande/Emanuel, Loiola/Ricardo e Franco/Roberto Lopes, no masculino, e Shelda/Adriana Behar, Ana Paula/Tatiana e Sandra/Leila, no feminino.
Outras duplas brasileiras que querem brigar pelo direito de representar o país nas Olimpíadas de Atenas, terão que disputar o qualifying do Circuito Mundial e buscar classificações que contribuam para uma mudança no atual panorama para o início da temporada 2003. O Brasil terá duas duplas, em cada categoria, em Atenas.
- Este ano será importante para a Leila, já que ela terá a chance de conhecer as jogadoras estrangeiras – completou Sandra. A dupla desembarcará em Porto Alegre para a etapa de abertura do Circuito Banco do Brasil nesta quinta-feira.