Londres - O escocês Alain Baxter, que ganhou uma medalha de bronze no slalom masculino nas Olimpíadas de Inverno em Salt Lake City, no mês passado, testou positivo para o estimulante metanfetamina, anunciou a Associação Olímpica Britânica (BOA).
A BOA disse em uma nota na terça-feira que foi informada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) de que um dos atletas do país havia tido uma "amostra positiva".
"No fim da tarde de sexta-feira eu recebi um telefonema de Simon Clegg, chefe da delegação da Grã Bretanha. Ele me disse que fora avisado por um comitê do COI que a amostra que eu produzi depois de minha performance no slalom durante os Jogos tinha traços de uma substância proibida", disse Baxter, em declaração divulgada pela BOA.
"Naturalmente, estou devastado com a notícia. Então decidir tornar a notícia pública, pois eu nunca fiz o uso intencional de nenhum remédio ou substância para melhorar minha performance e, desta forma, acredito que sou totalmente inocente", disse.
"Agora estou trabalhando com advogados e médicos para preparar meu caso para o comitê do COI, o que deve acontecer depois da semana que vem. Não pretendo me defender pela imprensa, portanto não vou estar disponível para entrevistas e não vou fazer novas declarações sobre o caso antes da decisão do COI", completou.
A BOA disse que sua primeira preocupação é o bem estar e a defesa do atleta e que também não faria novas declarações sobre o processo até sua conclusão.
O porta-voz do COI, Sandrine Chappuis, disse em Lausanne, na Suíça, que não tinha comentários a fazer no momento.
Baxter, de 28 anos, ganhou no dia 23, em Deer Valley (Utah), a primeira medalha britânica em esqui alpino. Ele chegou em terceiro lugar após os franceses Jean-Pierre Vidal e Sebastien Amiez.