Tóquio - O técnico da seleção japonesa, Philippe Troussier, tem se preocupado com a forma física de vários jogadores enquanto tenta definir a lista de seus 23 convocados.
Muitos estão sem confiança ou ritmo de jogo, como o principal artilheiro do país, Hidetoshi Nakata, que tenta uma vaga no time titular do Parma desde a sua transferência da Roma por 26 milhões de dólares, em julho.
Junichi Inamoto, outro titular de Troussier, ainda não conseguiu fazer sua estréia pelo Arsenal desde que foi para a Inglaterra, em meados de 2001.
O goleiro do Japão, Yoshikatsu Kawaguchi, deve deixar em breve o Portsmouth, da primeira divisão inglesa, pois perdeu a vaga de titular para o veterano Dave Beasant, em janeiro.
Além disso, o anfitrião da Copa do Mundo, ao lado da Coréia do Sul, está com vários de seus mais experientes jogadores contundidos. Entre eles a dupla do Jubilo Iwata, Hiroshi Nanami e Toshihiro Hattori.
Mas, enquanto 34 jogadores se preparam para uma concentração de dois dias em Shizuoka na semana que vem, Troussier precisa lidar com uma crise de confiança dos atacantes Atsushi Yanagisawa e Takayuki Suzuki.
A dupla do Kashima Antlers não conseguiu marcar nos últimos quatro jogos pelos campeões japoneses nesta temporada.
Yanagisawa virou um enigma desde que se tornou titular da seleção há dois anos. Nove gols em 22 partidas pela seleção, entre eles um belo gol no empate em 1 x 1 com a Itália em Saitama, em novembro mostrou seu potencial e Yanagisawa recusou uma proposta do Perugia, da Itália, em dezembro.
O atacante fez cinco gols nos últimos seis jogos pela seleção, o que deve lhe valer uma vaga garantida na Copa do Mundo.
Suzuki, que marcou os dois gols na vitória por 2 x 0 contra Camarões pela Copa das Confederações, no ano passado, está desesperado para recuperar a forma antes da Copa do Mundo começar.
Aos 25 anos de idade, o jogador se concentra em melhorar seu físico mesmo depois do término dos treinamentos no Kashima.