Zurique - Torcedores desesperados para assistir aos jogos da Copa do Mundo devem tomar cuidado com os anúncios de venda de ingressos, pois a própria Fifa ainda não emitiu os mesmos, avisou a entidade na quinta-feira.
O porta-voz da Fifa, Keith Cooper, disse que é impossível que haja ingressos à venda tanto pelos jornais quanto pela Internet, ``pois eles não existem ainda''.
``Ninguém pode fornecer os ingressos simplesmente porque ninguém os tem ainda'', disse Cooper.
Os comentários da Fifa foram feitos após uma reunião do comitê organizador da Copa do Mundo. Nessa reunião foi informado que cerca de 60% dos ingressos disponíveis estão em controle das associações de futebol de cada país participante da Copa.
Mas a Fifa está preocupada com o aparecimento de anúncios de venda de ingressos no mercado paralelo.
``Nossa mensagem é: ignorem estes anúncios, uma vez que os ingressos não foram sequer impressos e no sistema da Fifa não existe a possibilidade de os ingressos serem vendidos por indivíduos ou organizações não autorizadas, mas apenas pelos canais oficiais'', disse Cooper.
``Qualquer ingresso que não venha a ser comprado será oferecido primeiro para a associação de futebol da seleção adversária na partida em questão, só depois ao público em geral.''
Cooper afirmou que as vendas nos países-sede ``aumentaram dramaticamente'' e no Japão os ingressos já se esgotaram.
O comitê também descartou a possibilidade, divulgada pela imprensa, de os jogos serem divididos em quartos.
``Intervalos para beber durante a partida são contra as regras do jogo'', disse Cooper. ``Mas vamos orientar os árbitros a serem um pouco mais flexíveis e permitirem que os jogadores tomem água durante as paradas naturais das partidas''.
A Fifa prevê que os termômetros vão marcar entre 20 e 25 graus centígrados. ``Não vai estar excessivamente quente'', afirma Cooper.
O comitê também determinou que não serão permitidos replays nos telões instalados nos estádios. ``Os árbitros não aceitaram a idéia de que lances duvidosos fossem reprisados nos telões. Não haverá replay de jogadas duvidosas e nem dos gols marcados.''
O comitê também vetou a presença de torcedores durante os treinos, por questões de segurança. Já a imprensa terá direito a acompanhar apenas os 15 primeiros minutos dos treinamentos. O resto caberá aos treinadores vetar, se desejarem. Cada time terá direito a um treino fechado antes de cada partida.