Rio - Superar o Santos no caldeirão da Vila Belmiro é, por si só, uma tarefa das mais ingratas. No entanto, dos onze jogadores que entrarão em campo domingo, quatro já vestiram a camisa do Peixe: Dodô, Carlinhos, Alexandre e Sandro.
Os dois últimos, inclusive, foram campeões do Torneio Rio-São Paulo de 1997, quando superaram o Flamengo em pleno Maracanã.
Sandro conhece os meandros do Estádio Urbano Caldeira. Lá, ele permaneceu por três anos e três meses. "É sempre muito difícil jogar contra o Santos, na Vila Belmiro. Mas costumo me dar bem por lá. Em 99, marquei o gol da vitória do Botafogo, contra eles", lembra.
Sandro deseja voltar a ser o jogador decisivo de um passado recente. "Quero voltar a fazer gols e tenho certeza de que estou no bom caminho, pois já chutei uma bola na trave contra o Fortaleza. O mais importante é, no entanto, segurar a defesa lá atrás", pondera.
Alexandre não teve uma passagem tão duradoura quanto a de Sandro – jogou um ano no Santos. Mas se habilita a opinar sobre os rumos da vitória na Baixada Santista. "Vamos tentar buscar um gol logo no início da partida, para indignar de imediato a torcida deles. Vamos fazê-los correr atrás e termos paciência para abrirmos a contagem", diz o meia, que teve ontem no treino a companhia de seu filho Luís Alexandre, de 2 anos.