São Paulo - A Seleção Brasileira de Futsal participará do Torneio Internacional de Futsal – Madrid 2002, em comemoração ao Centenário do Real Madrid, entre os dias 29 e 31 deste mês, na capital espanhola. O clube foi fundado no dia 6 de março de 1902.
Brasil, Espanha, Egito e Japão são as equipes que participarão da competição. A Seleção Brasileira enfrentará os egípcios, enquanto os anfitriões pegarão o Japão. Os vencedores decidem o torneio.
A expectativa é de um confronto entre Brasil e Espanha na final.
Caso as duas equipes obtenham resultados positivos nas semifinais, o Brasil terá a oportunidade de tentar superar os arqui-rivais espanhóis. Em 2000, o time europeu venceu na decisão do Campeonato Mundial, disputado na Guatemala. No ano passado, nova derrota brasileira, dessa vez no Tiger 5 S, em Cingapura.
“Vamos jogar para ganhar. Não acredito que seja um jogo de vingança, mas sim de reabilitação. É uma oportunidade de reaver a hegemonia no Futsal mundial”, afirmou o vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol de Salão, Carlos Alberto Gonçalves Bittencourt.
Da lista de 18 atletas divulgada nesta segunda-feira , apenas 12 jogadores formarão a delegação que viajará para a Espanha. Os convocados nesta segunda-feira (11) são: os goleiros Franklin (Jaraguá) e Lavoisier (Carlos Barbosa); os fixos Índio (Ulbra), André (Banespa) e Euler (Jaraguá); os alas Manoel Tobias (Jaraguá), Ciço (Banespa), Fininho (Carlos Barbosa), Falcão (Banespa), Neto (Minas) e Joan (Goiás); os pivôs Cirilo (Ulbra), Rogério (Foz do Iguaçu), Índio (Carlos Barbosa), Leitão (Minas) e Simi (Banespa).
O pivô Vander Carioca, do Playas de Castellón, e o ala Schumacher, do Interview, também foram chamados, mas ainda não foram liberados pelas suas equipes.
Mo entanto, antes do Torneio na Espanha, a Seleção Brasileira de Futsal disputará o Mundialito 2002, entre os dias 19 e 25 deste mês, na cidade de Reggio Calábria, localizada no sul da Itália. As partidas acontecerão no Ginásio de Palapentimele, com capacidade para 8 mil espectadores.
A comissão técnica optou por levar jogadores com menos de 23 anos, com o objetivo de preparar novos atletas para o Campeonato Mundial em 2004. As demais seleções entrarão em quadra com seus times principais. Além do Brasil, mais sete seleções disputarão o Mundialito: Argentina, Japão, República Checa, Bélgica, Irã, Rússia e Itália.