Rio - O atleta Vanderlei Cordeiro de Lima (Pão de Açúcar/BM&F/SC Sul) vai encarar sua primeira maratona nesta temporada, em Dong-A, na Coréia do Sul, neste domingo, às 10h (horário local).
Vanderlei, que foi vice-campeão da competição em 1997, acredita ter feito uma das melhores preparações para disputar uma maratona desde o Pan-Americano de Winnipeg/99, quando voltou com o ouro.
"Há dois meses definimos que o primeiro objetivo da temporada seria a prova da Coréia e treinei exclusivamente para ela. A última vez em que fizemos isto, trouxe o ouro de Winnipeg", diz.
Durante nove semanas, Vanderlei seguiu um programa de treinamento específico para esta prova, elaborado pelo seu técnico Ricardo D´Ângelo.
"Priorizamos os trabalhos de reforço muscular, e aumentamos as rodagens para até 30Km por dia, em duas sessões de três horas. Nesta última semana, porém, diminuímos a carga e estamos apenas fazendo a manutenção", diz D´Ângelo.
Para avaliar a evolução dos treinamentos e manter o ritmo de competição, Vanderlei disputou três provas este ano. Foi bicampeão da Prova Pedestre 28 de janeiro (26/01), no Paraná; terminou em segundo lugar na Prova Cornélio Procópio (16/02), no mesmo lugar, e levou o título dos 10Km da Prova Pedestre Cidade de Paulínia (03/03), em São Paulo.
Na Coréia do Sul, Vanderlei, cuja melhor marca em maratonas é de 2h08min31s, enfrentará adversários fortes. Entre eles, estão o sul-africano Gert Thys, cujo recorde pessoal é de 2h06min33s; o japonês Yoshiteru Morishita (2h07min59s) e o espanhol Kamel Ziani (2h10min36s).