Rio - Gil de Ferran, da Penske, foi o mais rápido no primeiro dia de treinos livres para a etapa de Phoenix da Indy Racing League, disputados nesta sexta. A melhor volta do brasileiro foi cronometrada em 20s315. Logo atrás ficaram os americanos Sam Hornish Jr. e Robbie Buhl, em segundo e terceiro, respectivamente.
Entre os demais brasileiros, Felipe Giaffone, da Mo Nunn, terminou o dia em sexto (20s635); Hélio Castro Neves, da Penske, em 13 (20s908); e Aírton Daré, da A.J. Foyt, em 22 (21s259).
O treino que define o grid de largada será disputado neste sábado, a partir das 16h (de Brasília). A corrida, a segunda do ano, neste domingo, terá 200 voltas e largada prevista para as 18h.
Na primeira etapa do ano, a dupla da Penske, praticamente uma estreante na categoria (havia disputado apenas duas provas em 2001), conseguiu bons resultados com ambos os pilotos: De Ferran terminou a prova em segundo e Castro Neves, em terceiro. Para Phoenix, os dois estão muito confiantes.
“Treinamos bem aqui, na pré-temporada. Acho que podemos conseguir mais um bom resultado, talvez brigar pela vitória”, disse Gil, atual bicampeão da rival F-Indy.