São Paulo – O alemão Michael Schumacher nem precisou se esforçar muito para garantir, na madrugada deste sábado, a pole position para o GP da Malásia. A prova, no circuito de Sepang, segunda etapa do Mundial 2002, tem início previsto para 4h de domingo. O Terra Esportes fará acompanhamento online da corrida. Schummy conseguiu sua melhor volta em 1min35s266. Rubinho Barrichello larga da terceira posição com 1min35s891.
Schummy mostrou seu desprezo pelos rivais nas duas baterias de treinos livres antes da sessão de classificação. O número 1 da Ferrari deu apenas 14 voltas ao longo de 1h30min de treino. Só não foi o piloto que menos andou por causa do também alemão Heinz-Harald Frentzen, que completou dez voltas. Porém, no caso de Frentzen, a pouca rodagem foi por causa do carro que o deixou na mão tanto na primeira quanto na segunda sessão.
O ferrarista aproveitou seu retrospecto em Sepang. Ele conquistou a pole em todas as três edições do GP da Malásia.
Apenas a Williams conseguiu ameaçar o domínio da Ferrari. O colombiano Juan Pablo Montoya, que terminou os treinos livres com o primeiro lugar, conquistou o segundo melhor tempo na sessão de classificação e vai largar ao lado do alemão tetracampeão mundial na primeira fila. Se não conseguiu bater Schummy, mas uma vez deixou o irmão do ferrarista para trás. Ralf Schumacher, colega de equipe do sul-americano, parte da quarta posição.
Montoya cravou 1min35s497 contra 1min36s028 de Ralf. O alemão da Williams vai largar ao lado de Rubinho Barrichello. Eles bateram na largada do GP da Austrália. Ficaram fora da corrida e provocaram o abandono de mais seis carros.
Os outros brasileiros não foram bem. Felipe Massa, um dos prejudicados pelo acidente na Austrália, rodou nos treinos livres e saiu da pista por causa de um problema na roda dianteira direita de sua Sauber na sessão de classificação. Teve que usar o carro reserva. Conseguiu apenas o 14º lugar. Seu colega de escuderia, Nick Heidfeld, parte em sétimo.
Enrique Bernoldi sai em 16º. Apesar de ter conseguido treinar muito mais que Frentzen, viu o alemão obter um melhor rendimento na sessão de classificação e garantir o 11º lugar.
Quem deu vexame mais uma vez foram as McLaren. O time britânico não conseguiu ameaçar Ferrari e Williams em momento algum. Kimi Raikkonen conseguiu apenas o quinto lugar. Coulthard parte em sexto.