São Paulo – Guga foi ‘esnobado’ pelos campeões do circuito juvenil Banco do Brasil. Os jovens tenistas preferiram assistir de perto ao Masters Series de Miami que acompanhar o catarinense no Aberto do Brasil, que acontecerá em setembro, na Costa do Sauípe (BA).
Os paulistas Lucas de Paula, 12 anos, André Miele, 14, e Patrícia Coimbra, 16; a carioca Ana Clara Duarte, 12, a mato-grossense Bruna Paes, 14, e o catarinense Bruno Rosa, 16, optaram pela viagem aos Estados Unidos. Eles embarcam nesta quinta-feira e permanecem em Miami até o dia 29.
Todos eles ganharam a viagem por terem conquistado o principal torneio juvenil do circuito nacional em 2001.
Mas, como o atual número 2 do país não vai poder participar –se recupera de uma cirurgia no quadril-, os jovens receberam duas propostas: viajar para Miami para assistir ao Masters Series mesmo sem Guga ou esperar até setembro, quando Kuerten disputará o Aberto do Brasil na Bahia.
“É claro que todo mundo queria estar lá torcendo para o Guga, mas ele não é o único. A gente quer ver outros tenistas também”, disse Ana Clara, assumindo a preferência pelo russo Marat Safin, número 7 do ranking de Entradas da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais).
Até o apadrinhado da família Kuerten preferiu ir aos EUA. Bruno Rosa é o atual número 1 do ranking brasileiro e sul-americano na categoria 16 anos.
“Eu, particularmente, sou um privilegiado. Já tive a oportunidade de bater bola com o Guga. Uma vez antes do Brasil enfrentar o Marrocos pela Copa Davis e outra logo depois dele ter vencido Roland Garros, no ano passado”, afirmou Rosa, que já chegou a interromper os estudos para atender uma ligação de Gustavo Kuerten.
Até agora o Brasil só tem um representante confirmado na chave principal: Fernando Meligeni, número 60 do mundo.