Abidjan - O suíço Joseph Blatter, presidente da Fifa, anunciou nesta terça-feira que, se for reeleito em maio, criará um seguro contra acidentes para os jogadores.
"Muitos deles", disse, "sofrem problemas que os deixam inválidos para o resto da vida, sem que ninguém lhes pague nenhuma indenização", afirmou.
Blatter, que está em viagem pela Costa do Marfim para participar de uma conferência de ministros de Juventude e Esportes, destacou a iniciativa como a principal novidade de seu programa para o próximo quadriênio, junto com "uma maior ajuda às federações nacionais, sobretudo as africanas, para protegê-las do êxodo em massa de jovens talentos".
O suíço, de 66 anos, disse estar "em boa forma e disposto a assumir um novo mandato" e reiterou que, segundo sua opinião, as acusações de corrupção lançadas contra ele não são mais do que "difamações". "As contas da Fifa são claras e, no que me diz respeito, não tenho nada a esconder", comentou Blatter, definindo seu mandato como "transparente".
Perguntado sobre as possibilidades de seu provável opositor nas eleições da Fifa, o camaronês Issa Hayaotu, Blatter disse: "Simplesmente lhe desejo boa sorte".