Genebra - A Argentina, um dos principais candidatos ao título de campeão na Copa do Japão e da Coréia, jogará, nesta quarta-feira, seu penúltimo amistoso antes da Copa com Camarões, única equipe africana a vencer os argentinos.
A Argentina não tem uma boa lembrança dos "leões indomáveis", que no jogo de abertura da Copa da Itália'90 venceram de forma surpreendente por 1 a 0 uma seleção sul-americana que estreava o título consquistado no México'86 pelas mãos de Diego Maradona.
Amanhã, em Genebra, será diferente, porque os argentinos são fortes candidatos à Copa do Japão e da Coréia, e a seleção de Camarões chega com o título de campeão da Taça Africana 2002 e com um jogo altamente competitivo, alimentado por jogadores que fazem parte das ligas mais poderosas do mundo.
Para o técnico argentino, Marcelo Bielsa, amanhã será uma de suas últimas oportunidades para avaliar o rendimento de alguns jogadores que, definitivamente, não têm seu lugar assegurado na equipe que viajará para a Copa.
Esse é o caso de Claudio Caniggia, do Glasgow Rangers escocês, e de Javier Saviola e Santiago Solari, do Barcelona e do Real Madrid, respectivamente.
Caniggia, de 35 anos, é o único sobrevivente argentino da derrota para Camarões no jogo de abertura na Itália e jogará amanhã sua partida número cinqüenta com a camiseta azul e branca.
A seleção argentina, que disputará seu último amistoso antes da Copa no próximo dia 17 de abril contra a Alemanha, não estará completa no jogo com os africanos.
Bielsa encontrou algumas dificuldades na hora de compor o time devido às lesões do zagueiro Roberto Ayala (Valência-ESP), do meia Gustavo López (Celta-ESP) e do atacante Hernán Crespo (Lazio-ITA).
O técnico também não convocou os atacantes Gabriel Batistuta e Julio Cruz, do Roma e do Bologna italianos, respectivamente.
"Nossos jogadores sentem que este é um jogo muito importante para suas carreiras", disse o técnico de Camarões, o alemão Winfried Schafer, ao explicar a importância que o campeão africano dará a este amistoso.
Schafer não poderá contar, também por causa de uma lesão, com dois jogadores importantes para sua equipe, ambos atuando no futebol inglês: o meia Lauren Etame, do Arsenal, e Patrick Mboma, do Sunderland.
Mas Bielsa, muito preocupado com todos os detalhes, atentou para outros dois jogadores que poderão complicar a vida de sua equipe, como o atacante Samuel Eto'o, do Mallorca espanhol, e o defensor Rigobert Song, do Colônia alemão.
A Argentina participará do Grupo F da Copa da Coréia e do Japão junto às seleções da Inglaterra, Suécia e Nigéria, enquanto a equipe de Camarões fará parte do E, assim como a Irlanda, a Alemanha e a Arábia Saudita.
Prováveis escalações
Argentina: Germán Burgos; Mauricio Pochettino, Walter Samuel, Diego Placente; Javier Zanetti, Matías Almeyda, Cristian González, Juan Pablo Sorín, Juan Sebastián Verón; Claudio Caniggia e Javier Saviola ou Claudio López. Técnico: Marcelo Bielsa.
Camarões: Jacques Songo'o; Rigobert Song, Bill Tchato, Raymond Kalla, Geremi Ndijitap; Marc Foe, Nicolas Alnoudji, Joel Epalle, Salomon Olembe; Samuel Eto'o e Joseph Job. Técnico: Winfried Schafer.
Árbitro: Urs Meier (Suíça).
Estádio: Des Charmilles (Servette).
Início do jogo: 15h (Horário de Brasília)