Rio - O Fluminense se aproximou da vaga nas quarta-de-final da Copa do Brasil ao empatar com o Juventude em 1 a 1 nesta quarta-feira no Estádio Alfredo Jaconi na partida de ida da terceira fase da competição. O time gaúcho saiu na frente com um gol de pênalti de Emerson, mas Magno Alves empatou no último lance do jogo. Na partida de volta, no Maracanã, o Flu pode empatar em 0 a 0 para garantir sua classificação.
O time gaúcho já iniciou a partida levando perigo ao adversário logo no primeiro minuto com Edmilson que avançou e bateu cruzado, acertando o lado de fora da rede de Murilo.
A resposta tricolor veio aos 13, após rebatida errada da zaga do Juventude, com a bola sobrando para Magno Alves que chutou por cima do gol, mas assustando Diego.
A partida, no entanto, se caracterizava mais, pelas ríspidas disputas de bola entre os jogadores das duas equipes. Mas quem levou a pior no primeiro tempo foram os gaúchos que perderam Camazzola, com afundamento do malar e Pereira, com uma contusão muscular.
Na melhor chance criada na etapa inicial, Magno Alves recebeu de Roger dentro da área, aos 25, mas o atacante do Flu acabou jogando em cima de Diego que mandou para escanteio.
O segundo tempo começou da mesma maneira que o primeiro, com muitos choques no meio campo e pouca criatividade das duas equipes. O time carioca tocava a bola, enquanto os gaúchos só tinham velocidade.
Aos 17, Fernando Diniz recebeu lançamento dentro da área e sem marcação, mas ao driblar o goleiro Diego, o jogador tricolor preferiu se jogar e tentar cavar um pênalti, desperdiçando a oportunidade.
O Juventude teve sua chance aos 25, com Dionatan que arriscou de longe e obrigou Murilo a espalmar a bola para escanteio.
Quando os torcedores já começavam a perder a paciência com o time da casa, Edmilson avançou pela direita e foi derrubado por Maurício em um lance polêmico. O árbitro marcou pênalti, apesar dos protestos dos jogadores do Flu que alegaram que a falta havia sido cometida fora da área.
Na cobrança, Emerson fez a paradinha e marcou o primeiro gol da partida, para mais reclamações em vão dos tricolores que pediam para que o pênalti fosse cobrado novamente.
Nervoso, o meia Roger se envolveu em uma confusão com um adversário e foi expulso. A partida parecia perdida, mas Magno Alves garantiu o empate aos 47, ao acertar um belo chute no canto direito de Diego.