Londres - A quebra de um canal de televisão a cabo britânico, o ITV Digital, ameaça ampliar a crise financeira a cerca de trinta clubes ingleses de segunda, terceira e quarta divisão, anunciaram os prejudicados esta quinta-feira.
A ITV Digital, pertencente aos grupos Carlton e Granada, declarou suspensão de pagamentos esta quarta-feira depois de um mal-entendido com a Liga Inglesa. A televisão tentou negociar uma significativa redução dos direitos de retransmissão anteriormente combinados, aproximadamente 450 milhões de dólares.
Os clubes ingleses, que já haviam gasto o dinheiro prometido pela ITV Digital, estão em uma situação econômica muito delicada.
Segundo a imprensa britânica, mais de 500 jogadores profissionais ingleses podem ter seus salários cortados devido à crise.
A secretária de Estado para a Cultura e o Esporte, Tessa Jowell, por sua vez, declarou que nomtranstorno desta crise há o excessivo gasto e a falta de controle financeiro de diversos clubes de futebol.
"As finanças de muitos clubes de futebol são instáveis há tempo e é importante lembrar que o pagamento da ITV aos clubes da Liga Inglesa (2a, 3a e 4a divisão) não estava assegurado", declarou Jowell à BBC.