São Paulo – Guga resolveu afastar o médico brasileiro Marcos Contrera de qualquer função no seu tratamento para se recuperar da cirurgia em uma cartilagem do quadril. O Terra Esportes apurou com um integrante da comissão técnica do tenista que apenas Thomas Byrd, o americano que fez a operação, é o responsável atualmente pelas condições clínicas do tricampeão de Roland Garros.
Foi Contrera, que atende em Florianópolis, quem detectou o verdadeiro problema do brasileiro no início deste ano e o ajudou a encontrar um médico no exterior para fazer a cirurgia. Antes, acreditava-se que a contusão de Guga era no púbis. Na realidade, o tenista tinha uma lesão em uma cartilagem do quadril.
O médico da capital catarinense havia indicado ainda em janeiro a necessidade de cirurgia, que Guga a princípio recusava-se a fazer. Antes do tenista ir para os EUA operar, Contrera havia sido proibido pelo tricampeão de Roland Garros de dar entrevista sem autorização.
Em janeiro, o médico tinha manifestado publicamente a necessidade de Guga passar por cirurgia e havia vetado o nº 1 do Brasil para a disputa da Copa Davis antes do tenista admitir a hipótese de não participar da competição. As declarações tinham irritado Guga.