São Paulo – Depois de um duelo de quase 20 voltas com o irmão, o mais velho da família Schumacher se impôs e faturou neste domingo o GP Brasil. Foi a quarta vitória de Michael na prova disputada no circuito paulistano de Interlagos. Ralf teve que se contentar com o segundo lugar.
A ‘maldição de Interlagos’ voltou a atacar Rubinho Barrichello. Depois de largar em oitavo lugar, foi ganhando posições graças à estratégia de utilizar um carro com pouco combustível no começo até tomar a ponta. Quando abria vantagem, sua Ferrari o deixou na mão na 17ª volta. Em dez corridas disputadas no circuito, o brasileiro só conseguiu chegar ao final uma vez.
Para os outros brasileiros, a corrida também não foi das melhores. Enrique Bernoldi, que largou em 21º, teve um bom começo, a exemplo de Rubinho. Mas sua Arrows também não resistiu. Com um problema no câmbio, deixou o paranaense a pé. Felipe Massa também teve muito trabalho com sua Sauber. Acabou batendo com uma Minardi e foi outro que não conseguiu ver a bandeira quadriculada.
O colombiano Juan Pablo Montoya, que largou na pole position, perdeu a posição para Schumacher na largada. Mas fez trapalhada na hora de tentar recuperar a posição acertando a traseira do alemão ferrarista. Acabou tendo um pneu furado e danificando a dianteira da Williams. Precisou parar nos boxes para trocar pneus e o ‘bico’ do carro caindo para o último lugar. Fez então uma corrida de recuperação, mas não teve como brigar pela vitória. Terminou em quinto.
Com a saída de Rubinho, a briga pela ponta ficou entre os irmãos Schumacher. Michael liderou até parar para reabastecer. Voltou em segundo mas retomou a liderança quando foi a vez de Ralf fazer o pit stop. Porém, quando o piloto da Williams retornou à pista mostrou estar bem mais rápido. Partiu para cima do tetracampeão mundial, mas não conseguiu ultrapassar o mano.
David Coulthard, da McLaren, terminou em terceiro. Jenson Button, da Renault, foi o quarto. Mika Salo, da Toyota, ficou em sexto completando a zona de pontuação.
Schumacher disparou na frente do Mundial. Subiu para 24 pontos. Ralf passou para 16 tomando o segundo lugar. Montoya subiu para 14 e também está na briga pelo título. Rubinho não somou um ponto sequer após três etapas na temporada 2002. O próximo GP será em San Marino, no dia 14 de abril.