Tóquio - A organização da Copa do Mundo, junto com a Coréia do Sul, representará para o Japão um aumento de 0,3% de sua economia, entre abril e junho, afirmou nesta terça-feira um instituto nipônico de pesquisa.
"A economia se beneficiará (com o Mundial) em uns 370 bilhões de ienes (cerca de US$ 2,8 bilhões), o que significa 0,1% de percentual superior para o PIB anual e 0,3% para o trimestre compreendido entre abril e junho", segundo um estudo do Instituto de investigações Dai-Ichi Life.
O informe adverte, contudo, que os efeitos positivos poderão ser anulados por uma continuação da queda do consumo interno em outros setores, em conseqüência do estancamento da economia.
"Com o aumento do desemprego e a queda dos salários, as rendas familiares se contraem e é possível que um aumento das despesas relacionadas com o Mundial provoque cortes em outros setores", estimou o Instituto.
O estudo se baseia no fato de que as 10 partidas que serão disputadas no Japão, entre elas a final em Yokohama, atrairão uns 1,6 milhão de torcedores japoneses e estrangeiros.