Cidade do México - O zagueiro mexicano Claudio Suarez, o jogador que mais vezes atuou pela seleção, quebrou a perna durante um treino, mas ainda pode se recuperar a tempo de disputar a Copa do Mundo, disseram os médicos nesta quarta-feira.
O jogador de 33 anos, apelidado de Imperador, sofreu uma fratura no perônio de sua perna direita durante um treino na terça-feira nos Estados Unidos.
“Nós vimos o raio-X, é uma fratura limpa e existe a possibilidade de colocar um pino para a recuperação ser mais rápida'', disse Ricardo Peleaz em uma entrevista telefônica desde Denver, aonde o México vai enfrentar os Estados Unidos na quarta-feira à noite.
“Nós poderíamos engessar a perna, mas a recuperação é mais demorada'', disse ele. “Mas com uma operação e um pino, ele vai ficar melhor logo, e temos certeza de que, com sua força de vontade, Claudio vai estar na Copa do Mundo.''
Suarez, que joga pelo UNL de Monterrey, tem sido titular da seleção mexicana por quase uma década, participando de quase todos os jogos da seleção desde sua estréia em um amistoso contra El Salvador em 1992.
No seu currículo estão as Copas de 1994 e 1998, quatro Copas América (1993, 1995, 1997 e 1999), uma Olimpíadas (1996) e quatro Copas de Ouro da Concacaf.
No ano passado, na derrota do México para a Coréia do Sul por 2 a 1 pela Copa das Confederações, ele se tornou o jogador a atuar por mais vezes por uma seleção, com 158 partidas. Desde então, o número já chegou a 170.
Apesar de ter perdido um pouco a agilidade, ele ainda pensa muito rápido em campo, tem uma antecipação soberba, timing perfeito e sai jogando bem com a bola dominada.
“Claudio é uma parte importante da equipe, ele é um símbolo do time e todos estão preocupados'', disse o técnico Javier Aguirre.
“Mas nós temos que continuar, não dá para ficar lamentando.''
O México está no grupo C da Copa ao lado de Croácia, Equador e Itália.