Rio - Os maratonistas italianos Luca Baldini e Viola Valli estarão na capital brasileira para a disputa da 2ª Travessia Internacional de Brasília/2º Mundial Caesb de Maratonas Aquáticas, realizada em 10km do Lago Paranoá, com o patrocínios dos Correios e Caesb, no domingo, dia 14 de abril. Ambos se destacaram no 9º Mundial dos Desportos Aquáticos, disputado na cidade japonesa de Fukuoka, no ano passado. Viola foi medalha de ouro nas travessias de 5km e 25km, enquanto no masculino, Luca terminou em primeiro lugar na prova de cinco quilômetros.
Com estes craques das maratonas aquáticas, a Travessia Internacional de Brasília completa 26 nomes, todos de primeira grandeza. Nesta lista estão os oito brasileiros que formaram a equipe campeã sul-americana absoluta, em Belém, no mês de março, quando quebraram a hegemonia argentina no continente: Guilherme Bier, Natalya Yakovleva (vencedores dos 5km do Sul-Americano), Viviane Motti, Carlos Pavão (vitoriosos nos 10km, em Belém), Priscila Alves, Fabiana Carreço, Rafael Galo e Fábio Lima, este último, o atual campeão brasileiro da modalidade. Viviane teve o melhor desempenho verde-amarelo na travessia de 2001, quando chegou em 4º lugar.
Outros destaques internacionais que também estarão em Brasília são o búlgaro Petar Stoychev, atual campeão do circuito mundial; o argentino Gabriel Chaillou, terceiro colocado do ranking mundial de 2001 e vice, em 2000; a alemã Ângela Maurer, 3ª do circuito mundial de 2001; a argentina Maria Celeste Puñet, campeã sul-americana absoluta de 2000 (5km e 25km) e vice de 2002 (5km e 10km); o francês Stephane Gómez, quarto colocado do circuito internacional de 2001.
Na véspera deste grande evento internacional haverá a quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas, no mesmo local, o Lago Paranoá. A prova nacional terá um percurso de 3km e contará com todos os grandes nomes do país na modalidade. Inclusive os da equipe brasileira que competirão no dia seguinte. Os atuais campeões brasileiros e também líderes do circuito de 2002 são os baianos Fábio Lima e Viviane Motti.