Barcelona - O técnico do Barcelona, Carles Rexach, espera que a vitória por 2 a 0 sobre o Athletic Bilbao ajude a aliviar a pressão sobre a equipe na partida decisiva das quartas-de-final da Copa dos Campeões, contra o Panathinaikos.
Rexach tem a palavra do presidente do clube, Joan Gaspart, de que seu cargo está seguro pelo menos até o final da temporada, apesar das duras críticas por parte da imprensa e dos rumores de descontentamento dos jogadores.
Mas seja qual for o resultado na terça-feira, quando o Barcelona tenta reverter a derrota por 1 a 0 na primeira partida, ele não deve estar fazendo planos a longo prazo, principalmente depois da notícia de que o clube já estaria fazendo contatos com possíveis substitutos.
Fabio Capello era um dos nomes mais cotados, mas o italiano renovou seu contrato com a Roma até 2005. Porém não faltam nomes à diretoria do clube espanhol, entre eles: Claudio Ranieri (Chelsea), Javier Irureta (Deportivo La Coruña), Hector Cuper (Inter de Milão) e Carlos Bianchi (ex-Boca Juniors).
``Rexach terminará a temporada como técnico'', declarou o vice-presidente Angel Fernandez na rádio ONA Catalana esta semana.
``Do final de agosto até o final de maio os jogadores estão no comando. São eles que ganham ou perdem em campo e são eles que vão nos colocar entre os quatro finalistas da Copa dos Campeões na terça-feira'', continuou Fernandez.
``De junho ao final de agosto a diretoria tem de atuar, revisando o que foi feito e tomando decisões''.
``Houve contatos com Capello. Dois diretores falaram com ele, bem como outro falou com Bianchi. Também falamos com Irureta, Ranieri e Cuper''.
A surpresa na lista é Ranieri, que teve duas boas temporadas com o Valencia antes de se transferir para o Atlético de Madrid, em julho de 1999. O técnico italiano deixou a equipe no ano seguinte, quando ocupava o 17 lugar, e o clube acabou rebaixado.
Os comentários de Fernandez, reforçados pela voracidade da imprensa esportiva catalã, não colaboram com o clima ideal para terça-feira, quando a equipe de Rexach tenta uma vaga na semifinal do torneio, contra Bayern Munique ou Real Madrid.
A equipe respondeu bem à pressão no sábado, vencendo com dois gols de Javier Saviola e dando a Rexach um breve alento.
``Este resultado vai mudar muita coisa'', afirmou o técnico. ''Vai nos fazer muito bem mesmo''.
``Vai nos dar um pouco de paz nos próximos dias e funcionar como uma válvula de escape''.