Rio - Depois de participar de três torneios consecutivos no saibro da América do Norte, o tenista brasileiro Flávio Saretta joga o ATP de Estoril, evento que abre a temporada européia de quadras lentas. Por ironia, seu adversário será justamente o amigo e incentivador Fernando Meligeni, segundo determinou o sorteio realizado neste domingo.
Saretta treinou diversas vezes com Meligeni e chegou a morar por algum tempo na casa do amigo, em São Paulo. Este será o segundo duelo entre eles, mas o jogo anterior não serve de parâmetro, já que aconteceu há quase dois anos, num challenger em São Paulo. Meligeni venceu por 6/3, 6/7 e 7/5. O vencedor do duelo brasileiro enfrenta o espanhol Albert Costa ou o argentino Guillermo Coria. Os principais favoritos ao título são o espanhol Juan Carlos Ferrero e o russo Marat Safin.
O ATP de Estoril distribui US$ 625 mil e é portanto o segundo mais importante campeonato que Saretta joga nesta temporada. Atual 94º do mundo, sua vantagem é não ter pontos a defender nesta semana.
O evento português será também o sétimo da categoria ATP disputado por Saretta, que atuou em três no ano passado e outros três em 2002. Nesta temporada, o brasileiro soma duas vitórias e três derrotas em torneios de tal categoria. No geral, ganhou oito dos 16 jogos oficiais realizados.
A estréia de Saretta deve acontecer apenas na terça-feira, já que ele deixou a cidade norte-americana de Houston neste domingo. No dia anterior, ao lado do alemão Benjamin Becker, foi eliminado nas semifinais de duplas do torneio de exibição local, ao perder para Taylor Dent e Chris Woodruff, por 5/7 e 4/6.