Pau (França) - Fabrice Santoro garantiu a França na semifinal da Copa Davis neste domingo ao vencer o tcheco Bohdan Ulihrach por 7-6, 7-5, 3-6, 4-6 e 6-3 na partida de simples pela competição. Com isso, a equipe francesa despacha a República Tcheca por 3 a 2.
A partida foi disputada em cinco sets e quatro horas e 15 minutos de jogo.
Agora a França pega os Estados Unidos em setembro nas semifinais depois que os norte-americanos venceram a Espanha por 3 a 1.
Santoro, que ajudou a França a vencer a partida de duplas com seu parceiro Michael Llodra no sábado, substituiu Nicolas Escude na rodada decisiva.
A vitória de Santoro lembrou a primeira em que o tenista disputou por seu país em que venceu o australiano Wally Masur em Nimes em 1991, quando foi capitão da equipe.
``É ótimo. Me lembra 1991, ainda tenho na memória essa vitória'', disse Santoro. ``A atmosfera era a mesma da de hoje''.
Santoro não participava de uma partida de simples pela Copa Davis desde o playoff contra o belga Filip Dewilf quando a França foi rebaixado do grupo mundial em 1997.
Ainda na manhã deste domingo, o tcheco Jiri Novak havia colocado os tchecos de volta no páreo empatando o duelo em 2 a 2, ao vencer Sebastien Grosjean por 3-6, 6-1, 6-3 e 6-1.