São Paulo - Segundo o preparador físico do Corinthians, Moraci Sant’Anna, o principal problema na maratona de jogos ao que o Corinthians será submetido nas retas finais do Torneio Rio-São Paulo e da Copa do Brasil não é o desgaste físico, e sim o desgaste mental.
“Com jogos quarta e domingo podemos recuperar fisicamente o jogador. O maior problema é o estresse, já que todos os jogos são decisivos”, analisa Moraci, dando um exemplo interessante para o desgaste mental dos jogadores.
“A bola, por exemplo. Em uma competição é usada uma bola, na outra uma bola diferente. Isso atrapalha ainda mais o lado psicológico dos jogadores”, afirma o preparador corintiano.
Moraci diz que o elenco está chegando ao auge da forma física, mas que a maratona de jogos pode dificultar a manutenção do elenco neste estágio. “Para isso estamos procurando novas formas de recuperação muscular”, disse Moraci, que neste domingo voltou a utilizar a imersão ao gelo, mas desta vez em todo o elenco que jogou mais de 45 minutos contra o Palmeiras.
“Dá um resultado mais rápido de recuperação do que a hidroginástica que estávamos utilizando.”