CAPA ESPORTES
 Últimas
 Mundial 2002
 Resultados
 Esportes TV
 Terragol
 Esportes Show
 Imagem
 Papel de Parede
 Cartões
 Calendário 2002
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Últimas Notícias
 Regionais
 Copa do Brasil
 Libertadores
 Europeus
 Fórmula 1
 Automobilismo
 Tênis
 Basquete
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Colunistas
 Especiais
 Fale com a gente




Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Desastre em estádio na África fica sem culpados
Quinta-feira, 11 Abril de 2002, 17h29

Associated Press / Arquivo
Tragédia deixou 43 mortos e mais de 100 feridos

Johanesburgo - Um inquérito sobre o pior desastre em um estádio de futebol da África do Sul, no qual 43 pessoas morreram, culpou uma combinação de eventos mas não apontou nenhum responsável pela tragédia.

A divulgação da comissão que investigou o episódio foi feita no escritório do presidente Thabo Mbeki na quinta-feira, dia do aniversário de um ano da tragédia de Ellis Park.

Mais de 100 pessoas ficaram feridas no incidente de 11 de abril do ano passado, quando cerca de 75.000 torcedores se envolveram em um tumulto para tentar um lugar no estádio que tem capacidade para 60.000 pessoas, antes de uma partida entre Orlando Pirates e o rival Kaizer Chiefs.

"Ele (relatório provisório) não teve alvos individuais", disse o porta-voz de Mbeki, Bheki Khumalo. "Levarão mais alguns meses antes do relatório final ser divulgado", acrescentou.

O relatório diz que os organizadores esperavam apenas 50.000 torcedores. Os representantes do estádio de Ellis Park imprimiram 62.000 ingressos, um pouco acima da capacidade.

Ele aponta ainda que nem o time do Kaizer Chiefs nem o Ellis Park assumiram a responsabilidade pela segurança durante a partida.

"Havia também um desacordo ou confusão em relação às áreas de responsabilidade. Isto resultou em uma prática de segurança que não era ideal", diz o relatório.

"Ninguém se incumbiu ou aceitou a responsabilidade de monitorar a multidão dentro do estádio. Não havia uma pessoa em todo o evento que recebesse toda a informação e tomasse decisões", continua o documento.

O relatório afirma também que o anúncio de que os ingressos estavam esgotados durante um protesto de torcedores contra a falta de lugares foi "inapropriada e precoce".

Reuters

 

 VEJA AINDA
Histórias Inusitadas
Inter "reza" para que Bayer venda Lúcio
Goiás vence "clássico" na Justiça
Comercial-SP tira ponto de interrogação da camisa
Cartolas livram presidente do Fla de afastamento
Veja lista completa
África do Sul
África do Sul apanha em amistoso
Ex-jogador da África do Sul é baleado
Arábia vence amistoso contra a África
Técnico que deixou África do Sul vai seguir recebendo
Veja lista completa
 
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade