Glasgow - A lenda do Real Madrid Francisco Gento acredita que seu clube de coração poderá novamente entrar para a história derrotando o Barcelona para chegar a mais uma final da Copa dos Campeões.
O ala, que marcou um gol no último confronto entre os rivais espanhóis em uma semifinal do campeonato europeu há 42 anos, disse quinta-feira que o Real do técnico Vincente Del Bosque poderá vencer o time catalão e garantir a passagem para Glasgow, onde será disputada a final.
Gento falou em uma cerimônia em Glasgow para entregar o troféu à cidade, onde será exibido antes da final da Copa dos Campeões, dia 15 de maio.
Ele e o restante dos jogadores do Real, que derrotaram o Eintracht Frankfurt por 7 x 3 em Hampden em 1960, são os convidados de honra da Uefa para a ocasião.
Ao lado de Gento jogaram outras lendas, como Alfredo Di Stefano e Ferenc Puskas.
``A se julgar apenas pelo futebol apresentado pelas duas equipes no momento, acho que o Real Madrid vai vencer'', disse Gento à Reuters. ``Especialmente porque o segundo jogo será no (Santiago) Bernabeu. Todos os torcedores do Real esperam que a gente derrote o Barcelona e volte para cá.''
Quando os clubes se enfretaram na semifinal de 1960, o Real venceu o primeiro jogo por 3 x 1 no Bernabeu, com dois gols de Di Stefano e um de Puskas.
No Nou Camp, o Real repetiu o placar. Depois de dois gols de Puskas, Gento marcou o terceiro gol para fechar o placar.
Os astros do Real então seguiram para Hampden para o jogo contra a forte equipe alemã Eintracht Frankfurt.
``Foi um jogo muito importante para mim'', disse Gento. ``Não só pelos gols, mas pela qualidade do futebol. Foi a melhor atuação do Real Madrid produzida por, provavelmente, o melhor time que a Europa já teve.''
Gento, que foi acompanhado em sua viagem a Glasgow por Manuel Sanchis, capitão do Real campeão da Copa dos Campeões em 1998 e 2000, disse que a atual equipe, com Zinedine Zidane, Luis Figo e Raul está se aproximando do time da sua era.