Rio - O russo Marat Safin tomou um susto mas conseguiu se classificar para a segunda rodada do Masters Series de Monte Carlo. O sexto cabeça-de-chave foi derrotado no primeiro set e perdia o segundo por 3 a 0, mas virou o jogo e superou o espanhol Tommy Robredo por 2 sets a 1(4/6, 6/3, 6/2) em uma das poucas partidas encerradas antes da chuva que interrompeu a programação do dia.
Seu próximo adversário será o francês Richard Gasquet, a grande surpresa do torneio. Gasquet, de apenas 15 anos, veio do qualifying e derrotou em sua estréia, nesta segunda-feira, o argentino Franco Squillari por 2 sets a 1, com parciais de 7/6(7/5), 3/6 e 7/5.
Outro que garantiu vaga na segunda rodada foi o chileno Nicolás Massu. Ele também venceu de virada o italiano Davide Sanguinetti por 2 a 1, com parciais de 5/7, 6/0 e 6/3. Massu vai enfrentar o vencedor do confronto entre o inglês Tim Henman, quarto pré-classificado, e o argentino Guillermo Coria.
O Masters Series de Monte Carlo é disputado em quadras de saibro e oferece uma premiação total de US$ 2,45 milhões. O campeão leva 100 pontos na Corrida dos Campeões e o vice fica com 70.