Porto Alegre - Ainda sem poder contar com Luizão, e com Luís Mário tratando-se de uma lesão na coxa, o Grêmio pode ainda se ver desfalcado de Anderson Lima. O ala-direita sente uma pancada no joelho, sofrida num treino da semana; se for vetado, o volante Fernando será improvisado em seu lugar.
Mas todos os ausentes deste sábado estarão à disposição do técnico Tite na quarta-feira em Buenos Aires, onde o Grêmio enfrentará o River Plate pela segunda fase da Copa Libertadores da América.
Não há confirmação oficial, mas entre a Sul-Minas e a Libertadores, o Tricolor está dando prioridade à competição internacional.
Se as datas fossem invertidas, Luís Mário e Anderson Lima estariam em campo contra o Atlético-PR, confirmam os próprios jogadores, reservadamente; se suas lesões se agravassem, azar. O caso de Luizão é diferente. O atacante só terá condições, mesmo, para a partida contra o River. Apenas quinta-feira ele voltou aos treinos, depois de uma semana recuperando-se de uma virose.
O que facilita a decisão de poupar jogadores é a fartura de opções. Pedrinho, reserva de Anderson Lima, recupera-se de cirurgia, mas Fernando tem sido um ótimo substituto nos treinos. Mesmo com Luís Mário e Luizão fora – e sem contar Fábio Baiano, ainda em recuperação de lesão – há sobra de alternativas para o ataque. Tite preferiu Grafite, que é homem de área. Rodrigo Fabri, que também é atacante, será usado na ala-esquerda, no lugar do suspenso Gilberto, para tornar o time mais ofensivo.
O Grêmio sabe que precisa construir a vantagem no primeiro confronto. Daí a formação audaciosa. Mas o técnico Tite treinou o time pensando também em neutralizar o contragolpe do Furacão.
“O Atlético parece jogar melhor fora de casa. É um time armado para atuar no contra-ataque”, constata o treinador gremista, que mantém o zagueiro Claudiomiro como primeiro volante para dar cobertura às subidas de Rodrigo Fabri.
O time para enfrentar o Atlético-PR: Eduardo Martini, Anderson Polga, Mauro Galvão e Róger; Anderson Lima (Fernando), Claudiomiro, Tinga, Zinho e Rodrigo Fabri; Grafite e Rodrigo Mendes.