São Paulo – O espanhol Juan Carlos Ferrero, o ‘Mosquito, faturou o título do Masters Series de Monte Carlo neste domingo ao vencer o compatriota Carlos Moya por 3 sets a 0 (7/5, 6/3 e 6/4).
Ferrero já havia roubado a segunda colocação no ranking de entradas do brasileiro Gustavo Kuerten só por ter chegado à decisão. A lista leva em conta os resultados das últimas 52 semanas e define os cabeças-de-chave. Com a taça, a vantagem para o catarinense será ainda maior.
Guga era o atual campeão da competição, mas não pôde defender os 500 pontos conquistados em 2001 devido à cirurgia no quadril direito.
Com sua rápida recuperação, o brasileiro vai voltar a jogar no Torneio de Mallorca, quer começa no próximo dia 29. O objetivo é se preparar para a busca do tetracampeonato em Roland Garros, no fim de maio.
Neste domingo, Ferrero se aproveitou de ter descansado mais que o adversário. Devido ao atrasado causado pela chuva, Moya terminou a semifinal contra o inglês Tim Henman apenas à noite e teve pouco tempo de se recuperar.
Esse foi a sexta conquista do ‘Mosquito’ e seu segundo Masters Series – que apenas fica atrás dos Grand Slam em importância no circuito. O primeiro foi em Roma, no ano passado, quando bateu Guga na final.
O torneio de Monte Carlo é disputado no saibro, deu 100 pontos ao espanhol na corrida dos campeões – ranking que leva em conta os resultados do ano – e distribuiu US$ 2.828 milhões em prêmios.