Álbum da Rio 2016 fez mais de 30 apostas que não deram certo
Pelo menos 30 atletas do Brasil, nomes cotados para a disputa da Olimpíada do Rio até meses atrás, continuam participando do megaevento de um modo discreto e original. Eles estão no álbum da Rio 2016, em figurinhas que podem atenuar a decepção pela ausência nos Jogos. Vários deles não obtiveram índice. Outros ficaram fora por decisão dos treinadores.
Nomes de peso como Rodrigo Pessoa, que será apenas reserva da equipe de hipismo na competição, do nadador Cesar Cielo e da remadora Fabiana Beltrame constam da relação de cromos que contempla mais de 150 atletas olímpicos do País.
A Editora Panini, responsável pelo lançamento, em junho, fez uma projeção de alcançar 1 milhão de colecionadores, com a promessa de levar ao público diversão, entretenimento e informação em 56 páginas. Mas cometeu erros fáceis de se evitar na pequena ficha técnica que acompanha cada cromo.
Isso pode ser visto, por exemplo, na figurinha de número 52, a da velocista Evelyn Santos, referência brasileira na prova dos 200 metros. Ela é apresentada como "uma das mais experientes competidoras do atletismo brasileiro nos Jogos Rio 2016", dos quais, segundo o álbum, vai participar pela terceira vez.
Também traz a imagem de Guilherme Cobbo, atleta de salto em altura, apostando que "desta vez, competindo em casa, ele espera superar o resultado de quatro anos atrás". Em 2012, em Londres, não chegou à final da prova. Tanto Evelyn quanto Guilherme, porém, não estarão na Olimpíada do Rio.
Há outros lapsos semelhantes, como o de confirmar a remadora Fabiana Beltrame em "sua quarta participação em Jogos Olímpicos". Ela não só não se classificou como até já anunciou o fim de sua carreira na seleção brasileira.
Em mensagem enviada ao Terra, a editora destacou que a ideia do álbum não foi a de reproduzir fielmente todos os atletas que disputam os Jogos e sim “criar uma coleção que envolva o universo olímpico e que transmita os valores olímpicos aos colecionadores de todo o Brasil”. Registra também que até o fechamento do álbum, muitos atletas ainda estavam tentando atingir seus índices para classificação “e portanto seria algo impossível reproduzir fielmente o time Brasil que participará dos Jogos”.
Há também no álbum da Rio 2016 uma lista de prováveis competidores paralímpicos nacionais e ainda referências a momentos marcantes dos Jogos Olímpicos e Paralimpicos, assim como de ex-atletas consagrados em suas modalidades. A editora negociou individualmente a inclusão dos escolhidos e não informou ao Terra, por questão protocolar, o que parece óbvio - se o direito de explorar a imagem de Neymar foi o que teve mais peso no investimento.
Álbum Rio 2016
Páginas: 56
Preço do livro ilustrado: R$ 6,90
Preço do envelope com 5 cromos: R$ 1,25
Total de cromos: 374