Concluída a primeira fase da Copa do Mundo do Brasil, diversas marcas históricas foram superadas, positivas e negativas. Além da chuva de gols, recorde desde que a competição passou a contar com 32 seleções, a segunda edição brasileira do torneio registrou feitos inéditos para o esporte, como o primeiro tento confirmado por meio da tecnologia, a mais longa suspensão da história e o jogador mais velho a entrar em campo. O Terra separou os recordes registrados nos campos brasileiros. Confira:
O jogador mais velho a disputar uma partida de Copa do Mundo
Faryd Mondragón substituiu David Ospina no final do segundo tempo do jogo entre Colômbia e Japão para se tornar o atleta mais velho a pisar no gramado de uma partida de Mundial. Aos 43 anos e três dias, o experiente goleiro superou o camaronês Roger Milla, que em 1994 entrou em campo contra a Rússia quando tinha 42 anos e 39 dias.
Na goleada por 4 a 1 contra o Japão, Mondragón ainda teve a oportunidade de mostrar seu talento defendendo a meta colombiana, ao evitar um gol de Kakitani no mano a mano.
O africano com mais gols em Copas
No empate por 2 a 2 com a Alemanha, Asamoah Gyan se igualou a Roger Milla com cinco gols marcados em Mundiais. Na derrota por 2 a 1 Portugal, o artilheiro ganês fez o único da sua seleção e seu sexto em três edições da competição e se isolou como o maior goleador do continente africano na história da Copa do Mundo.
Gyan também se tornou o único jogador africano a marcar em três Mundiais consecutivos.
Gol mais tardio da história dos Mundiais no tempo regulamentar
Portugal largou na frente contra os Estados Unidos com Nani em partida da segunda rodada do Grupo G da Copa do Mundo, mas cedeu a virada aos americanos, que marcaram com Jones e Dempsey e iam encaminhando a classificação antecipada às oitavas de final, superando a Alemanha na tabela da chave.
Os comandados de Jurgen Klinsmann já contavam com a vitória por 2 a 1, mas se distraíram nos últimos segundos dos cinco minutos de acréscimo dados pelo árbitro da partida e cederam a igualdade para os portugueses aos 49min33s, quando Varela concluiu cruzamento preciso de Cristiano Ronaldo para marcar o gol mais tardio no tempo regulamentar da história dos Mundiais.
A suspensão mais pesada da história
Na Copa do Mundo de 1994, o italiano Mauro Tassotti acertou o espanhol Luis Enrique com uma cotovelada e foi suspenso por oito jogos pela Fifa, desfalcando a Itália até o final da competição. Neste ano, o uruguaio Luis Suárez conseguiu quebrar este triste recorde.
O camisa 9 da seleção celeste mordeu o zagueiro Giorgio Chiellini na vitória sobre a Itália por 1 a 0, mas não recebeu o cartão vermelho do árbitro que apitava a partida. A entidade máxima do futebol, no entanto, abriu uma investigação para avaliar o caso e decidiu não só suspender o atacante por nove partidas pela sua seleção, mas excluí-lo da Copa do Mundo do Brasil, tirando sua credencial, e punindo-o com uma suspensão quatro meses do futebol profissional.
Artilheiro da última edição do Campeonato Inglês e também da temporada europeia - ao lado de Cristiano Ronaldo -, Suárez terá que esperar até o final de outubro para poder entrar em campo pelo Liverpool.
O maior artilheiro das Copas
Na Copa da Alemanha, em 2006, Ronaldo se tornou o maior artilheiro da história dos Mundiais ao marcar contra Gana aos 5min do primeiro tempo na vitória do Brasil por 3 a 0, nas oitavas de final, em partida realizada no Westfalenstadion, em Dortmund.
Também contra Gana, na Copa do Mundo do Brasil deste ano, Miroslav Klose superou Gerd Müller, se tornando o maior goleador alemão de todos os tempos, além de empatar com Ronaldo entre todos os atletas que já disputaram a competição. O centroavante nascido na Polônia marcou aos 26min da etapa complementar em partida válida pela segunda rodada do Grupo G.
Primeiro gol tecnológico
A Inglaterra é acusada de ser campeã do mundo graças a um erro da arbitragem na final de 1966, contra a Alemanha, quando Hurst mandou chute no travessão na prorrogação e o juiz confirmou o terceiro - e discutível - tento na vitória por 4 a 2.
Por ironia do destino, na Copa do Mundo de 2010, a Alemanha ganhou da Inglaterra por 4 a 1 nas oitavas de final, em um confronto que ficou marcado por um gol não confirmado pelo trio de árbitros em um chute de Lampard no travessão que ultrapassou a linha da meta defendida por Neuer. O lance colocaria os ingleses em igualdade no placar na ocasião.
No Mundial do Brasil, a Fifa estreou a "Goal-line Technology", que protagonizou o primeiro gol na partida entre Honduras e França, a décima do torneio, em um lance que Benzema mandou na trave e o goleiro Valladares desviou para além da linha, para puxá-la para fora segundos depois. A malandragem não enganou a tecnologia, que confirmou o segundo tento francês da competição.
5º gol mais rápido da história dos Mundiais
Clint Dempsey levou 29s para abrir o placar para os Estados Unidos diante de Gana na Arena das Dunas e entrou para a história das Copas ao se tornar o autor do quinto gol mais rápido de todas as edições do Mundial.
Gols mais rápidos da história das Copas
Jogador
Seleção
Segundos
Hakan Sukur
Turquia - 2002
11
Vaclav Masek
Checoslováquia - 1962
16
Ernst Lehner
Alemanha - 1934
25
Bryan Robson
Inglaterra - 1982
27
Clint Dempsey
Estados Unidos - 2014
29
Terceiro jogador a marcar em quatro edições de Copas do Mundo
O gol de Miroslav Klose contra Gana não só o colocou no mesmo patamar de Ronaldo e à frente de Gerd Müller. O centroavante da seleção alemã se igualou a ninguém menos do que Pelé e seu conterrâneo Uwe Seeler como um dos três jogadores a marcarem gols em quatro edições de Copas do Mundo.
Jogador
Primeira Copa
Segunda Copa
Terceira Copa
Quarta Copa
Uwe Seeler
1958 - 2 gols
1962 - 2 gols
1966 - 2 gols
1970 - 3 gols
Pelé
1958 - 6 gols
1962 - 1 gol
1966 - 2 gols
1970 - 4 gols
Klose
2002 - 5 gols
2006 - 5 gols
2010 - 4 gols
2014 - 1 gol (até o momento)
Primeiro gol contra da história da Seleção
Assim como Klose, o lateral esquerdo Marcelo entrou para a história tanto das Copas do Mundo como da Seleção em Mundiais. O gol contra marcado aos 11min do primeiro tempo diante da Croácia, na Arena Corinthians, foi o primeiro que o Brasil sofreu de um dos seus jogadores, assim como a primeira vez que um tento deste tipo foi o primeiro marcado em uma edição do torneio.
Fim da seca de vitórias argelina
A Argélia precisou de 32 anos para reencontrar o caminho das vitórias em Copas do Mundo. Depois de vencer dois jogos na Espanha em 1982 e ser eliminada ainda na primeira fase pelo saldo de gols, a seleção argelina disputou os Mundiais de 1986 e 2010, nos quais realizou seis partidas, perdeu quatro e empatou as outras duas.
No Grupo H da competição sediada pelo Brasil, a Argélia por pouco não derrotou a Bélgica na estreia, mas acabou sendo batida de virada. No segundo jogo, diante da Coreia do Sul, a equipe do norte da África não vacilou e encerrou a seca com uma goleada por 4 a 2 sobre a Coreia do Sul.
Neymar comemora o primeiro gol da partida contra Camarões, em que o atacante brilhou na vitória brasileira. O camisa 10 marcou quatro gols na primeira fase da Copa do Mundo
Foto: Natacha Pisarenko / AP
Na estreia brasileira na Copa do Mundo, Marcelo marca gol contra em partida contra a Croácia
Foto: Shuji Kajiyama / AP
Com um estilo extravagante na beira do Gramado, o técnico mexicano Miguel Herrera acabou se tornando um dos personagens principais da primeira fase da Copa do Mundo. Ele gritou, gesticulou, andou de um lado para o outro e até se atirou no chão para comemorar um gol
Foto: Javier Soriano / AFP
O atacante mexicano Chicharito encerrou a seca de gols e marcou na vitória por 3 a 1 da seleção sobre a Croácia
Foto: Javier Soriano / AFP
O camaronês Song foi expulso da partida contra a Croácia, em que os africanos saíram derrotados por 4 a 0, e foi suspenso pela Fifa por três jogos após dar uma cotovelada no croata Mandzukic
Foto: Murad Sezer / Reuters
Machucado, o craque camaronês Samuel Eto'o passou dois jogos no banco de reservas
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
A troca de camisas é um velho hábito do futebol, mas o croata Ivan Rakitic e o camaronês Stephane Mbia foram além e trocaram calções no fim da partida entre suas seleções. Os jogadores trocaram primeiro as camisas em campo e, depois, já no túnel, trocaram os calções para completar a confraternização
Foto: Murad Sezer / Reuters
Na primeira rodada da Copa do Mundo, a arbitragem enfrentou polêmcias como dois gols mal anulados do México contra Camarões. Por duas vezes, o bandeira marcou um impedimento inexistente dos latino-americanos
Foto: Carlos Barria / Reuters
O goleiro mexicano Guilherme Ochoa brilhou na partida contra o Brasil, fez grandes defesas e segurou o placar em 0 a 0 na partida no Estádio Castelão
Foto: Alex Livesey / Getty Images
Na partida contra Camarões, Fred finalmente desencantou e marcou de cabeça o seu primeiro gol na Copa do Mundo
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Na estreia do Brasil na Copa, Fred recebeu passe de costas para o gol e se apoiando na marcação de Lovren. Tocado no ombro, o camisa 9 se deixou escorregar e cavou um pênalti, marcado pelo árbitro japonês
Foto: Frank Augstein / Getty Images
Robin van Persie, da Holanda, faz gol, de "peixinho" contra a Espanha, na partida que ocorreu na Arena Fonte Nova, em Salvador, que terminou em 5 a 1 para a Holanda
Foto: Jeff Gross / Getty Images
Arjen Robben marcou o quinto gol no massacre holandês contra a Espanha; a partida terminou em 5 a 1 para a Holanda
Foto: Ian Walton / Getty Images
Os torcedores do Chile invadiram a Arena Pantanal, em Cuiabá, para o jogo contra a Austrália, e cantaram o hino à capela, ato até então feito apenas pela torcida brasileira
Foto: Clive Brunskill / Getty Images
Tim Cahill, da Austrália, marca um golaço e empata o jogo em 1 a 1 contra a Holanda, que terminou em 2 a 3 para os holandeses
Foto: Alex Grimm / Getty Images
Antes do jogo Espanha x Chile, no Maracanã, um grupo de chilenos tentou invadir o estádio e acabou dentro da sala de imprensa, onde derrubaram uma parede. O grupo foi detido e precisou deixar o País
Foto: Yasuyoshi Chiba / AFP
O zagueiro Bruno Martins Indi, da Holanda, deixou o estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, desacordado, após uma batida durante o jogo contra a Austrália
Foto: Paul Gilham / Getty Images
A seleção da Espanha, campeã da última Copa do Mundo, foi eliminada de maneira precoce da Copa de 2014. Logo na segunda partida, contra o Chile, em que foram derrotados por 2 a 0, os jogadores espanhóis deixaram o campo já eliminados
Foto: ShaunBotterill/Fifa / Getty Images
A fraca atuação do goleiro Iker Casillas colaborou para a eliminação precoce da seleção da Espanha; neste lance, ele não consegue evitar o gol de Eduardo Vargas, do Chile, que venceu a partida por 2 a 0
Foto: Luis Gene / AFP
O jogador David Villa, da Espanha, fez um gol de letra na partida contra a Austrália, na Arena da Baixada, em Curitiba, mesmo assim, pouco depois, ele deixou o campo desolado e aos prantos ; a Espanha venceu o jogo por 3 a 0
Foto: William West / AFP
Na estreia das seleções da Grécia e da Colômbia no Mineirão, em Belo Horizonte, uma verdadeira "invasão" colombiana invadiu as arquibancadas; a disputa terminou em 3 a 0 para a equipe sul-americana
Foto: Quinn Rooney / Getty Images
O lateral-esquerdo colombiano Pablo Armero, ex-Palmeiras e que atualmente pertence ao Napoli, da Itália, marcou o primeiro gol na disputa com a Grécia, no Mineirão, e comemorou com a sua característica dança, apelidada de "Armeration"
Foto: Alex Grimm / Getty Images
Serey Die, da seleção da Costa do Marfim, não conseguiu segurar a emoção e foi às lágrimas antes do jogo contra a Colômbia, no Mané Garrincha
Foto: Christopher Lee / Getty Images
Com gol de virada nos acréscimos, a Grécia bate a Costa do Marfim por 2 a 1 e se garante, pela primeira vez, nas oitavas de final da Copa do Mundo
Foto: Marcelo Del Pozo / Reuters
O goleiro colombiano Faryd Mondragon comemora ao final da partida contra o Japão. Ele substituiu o titular David Ospina e se tornou o jogador mais velho a atuar em uma Copa do Mundo ao entrar em campo aos 43 anos e três dias
Foto: Dylan Martinez / Reuters
Após vencer o Uruguai na estreia, a sensação Costa Rica bateu a outra campeã do mundo Itália e foi a primeira seleção do "grupo da morte" a se garantir nas oitavas de final da Copa do Mundo
Foto: Brian Snyder / Reuters
Rooney se refresca durante partida entre Inglaterra e Itália, a primeira realizada na Arena Amazônia, sob forte calor de Manaus, o que gerou reclamação das equipes
Foto: Darren Staples / Reuters
Decisivo, Balotelli comemora o gol da virada na vitória de 2 a 1 da Itália sobre a Inglaterra na Arena Amazônia
Foto: Brian Snyder / Reuters
Na derrota por 2 a 1 da Inglaterra para o Uruguai, pelo menos o craque Rooney desencantou e marcou seu primeiro gol em Copas do Mundo
Foto: Damir Sagolj / Reuters
O craque uruguaio Luis Suárez marcou dois gols na sua estreia na Copa do Mundo na partida contra a Inglaterra. Poupado na derrota da equipe na estreia contra a Costa Rica se recuperando de lesão no joelho, ele foi decisivo na classificação sul-americana
Foto: Paulo Whitaker / Reuters
Referências do futebol inglês, Steven Gerrard e Frank Lampard afirmaram, após a eliminação precoce da Inglaterra na COpa do Mundo, a vontade de deixar a seleção
Foto: Damir Sagolj / Reuters
O uruguio Álvaro Pereira desmaia após choque em partida contra a Inglaterra e fica caído. Depois de acordar, ele roubou a cena da partida ao discutir com o médico da equipe sul-americana, que queria que ele saísse de campo, e brigar para voltar ao campo
Foto: Damir Sagolj / Reuters
A campeã mundial Itália foi eliminada da Copa do Mundo já na primeira fase. A derrota fez com que nomes como Pirlo, Buffon e Prandelli anunciassem a saída da seleção
Foto: Yves Herman / Reuters
No jogo decisivo entre Uruguai e Inglaterra, o atacante uruguaio Suárez morde o italiano Chiellini. Sem ser punido na partida, o sul-americano suspenso pela Fifa e foi obrigado a deixar a Copa do Mundo
Foto: Tony Gentile / Reuters
O zagueiro Diego Godín fez o gol da vitória por 1 a 0 contra a Itália, aos 35 min do segundo tempo, na Arena das Dunas, em Natal, e classificou a equipe para as oitavas de final da Copa do Mundo de 2014
Foto: Javier Soriano / AFP
Karim Benzema, do Real Madrid, foi autor de dois gols e mentor de outro na vitória da França em sua estreia na Copa
Foto: Adam Pretty / Getty Images
O segundo gol francês, na partida Honduras x França, deixou dúvidas; mas a tecnologia da Fifa mostrou que bola passou da linha no Beira-Rio. Esta foi o primeiro "gol tecnológico" das Copas
Foto: Vinicius Costa / Getty Images
Palacios, de Honduras, cometeu pênalti em partida contra a França e inaugurou o marcador de vermelhos da Copa: foi a primeira expulsão do mundial
Foto: Quinn Rooney / Getty Images
Quando o cronômetro já apontava o fim de jogo no Estádio Mané Garrincha, Seferovic marcou gol para a Suíça contra o Equador; o placar final fechou em 2 a 1 para a equipe européia
Foto: Stu Forster / Getty Images
Aoleada de 5 a 2 aplicada pela França na seleção da Suíça na Arena Fonte Nova, terminou de um jeito inesperado: no último minuto de acréscimo do duelo pelo Grupo E da Copa do Mundo, o árbitro decidiu apitar o final do jogo quando a bola viajava até o ataque. Assim que caiu nos pés de Benzema, ela foi direto para a rede. Apesar da beleza do lance, o juiz invalidou o gol, pois a partida já estava encerrada
Foto: Adam Pretty / Getty Images
O bgoleiro suíço Benaglio defendeu o primeiro pênalti da Copa do Mundo, em jogo contra França, em Salvador, batido por Benzema
Foto: Stuart Franklin / Getty Images
O meia-atacante Xherdan Shaqiri, da Suíça, marcou três vezes em partida contra Honduras, na Arena Amazônia, em Manaus
Foto: Clive Brunskill / Getty Images
O primeiro gol da história da Bósnia em Copas foi marcado pelo jogador Vedad Ibisevic, na partida contra a Argentina, no Estádio do Maracanã
Foto: Ricardo Moraes / Reuters
Inspirado e decisivo, Messi comandou os três jogos da seleção da Argentina e foi o responsável por quatro gols nesta primeira fase; entre eles este no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, contra a Nigéria
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
O Estádio Beira-Rio, do Inter - de cor vermelha -, ficou azul na partida entre Argentina e Nigéria, isso porque houve uma invasão dos hermanos a Porto Alegre para ver a seleção argentina jogar
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Com grandes defesas, como essa do goleiro do iraniano Alireza Haqiqi, a partida entre Nigéria e Irã foi o primeiro 0 a 0 da Copa; o jogo ocorreu no dia 16 de junho, na Arena da Baixada, em Curitiba
Foto: Jewel Samad / AFP
Sead Kolasinac, da Bósnia, foi o responsável pelo gol contra mais rápido da história das Copas. O lance foi marcado a favor da Argentina, na partida que ocorreu no Maracanã, aos 3 minutos do primeiro tempo
Foto: Clive Rose / Getty Images
Lesionado, o jogador argentino Sergio Agüero foi retirado de campo durante partida contra Nigéria, no estádio Beria-Rio, em Porto Alegre, e preocupa a Argentina
Foto: Darren Staples / Reuters
O Irã foi o último time a marcar um gol na Copa de 2014; o lance foi marcado pelo jogador Reza Ghoochannejhad e ocorreu no último jogo da seleção, que terminou em derrota por 3 a 1 para a Bósnia
Foto: Fabrizio Bensch / Reuters
Jogador da Bósnia, Avdija Vrsajevic, vibra com a primeira vitória da seleção na Copa; a partida terminou em 3 a 1 contra o Irã, na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela última rodada do Grupo F
Foto: Felipe Oliveira / Getty Images
Halliche comemora um dos gols da Argélia na vitória contra a Coreia do Sul, em Porto Alegre. O triunfo acabou com um jejum de 32 anos - a última vitória dos africanos havia sido na Copa de 1982, na Espanha
Foto: Reuters
Com o empate por 1 a 1 contra a Rússia, a Argélia passou pela primeira vez da fase de grupos em uma Copa do Mundo
Foto: KIRILL KUDRYAVTSEV / AFP
O goleiro Akinfeev falhou feio na estreia da Rússia no Mundial. Diante da Coreia do Sul, o arqueiro tomou um frango na metade do segundo tempo - os russos ainda conseguiram empatar a partida
Foto: Reuters
O duelo entre Rússia e Argélia voltou a contar com uma falha do goleiro russo Akinfeev. Desta vez, o arqueiro saiu mal da meta em tentativa de cortar cruzamento, facilitando o gol de empate de cabeça do argelino Slimani
Foto: Pedro Ugarte / AFP
Em visita ao Brasil, o príncipe Harry aproveitou sua passagem por Brasília para assistir ao jogo da Seleção Brasileira contra Camarões. O neto da rainha Elizabeth II também foi ao Mineirão para ver o duelo da Inglaterra contra a Costa Rica
Foto: AP
O astro Kobe Bryant aproveitou o fim da temporada da NBA para vir ao Brasil e acompanhar alguns jogos da Copa do Mundo - o atleta postou uma foto da partida entre Espanha e Holanda, vencida pela equipe de Louis van Gaal por 5 a 1
Foto: Kobe Bryant/Instagram / Reprodução
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, é clicado assistindo à partida da seleção do seu país contra a Alemanha, a bordo do Air Force One. O jogo foi vencido pelos alemães, para tristeza de Obama
Foto: Larry Downing / Reuters
Apesar da promessa de acabar com os pontos cegos, o torcedor Adamor Otto tinha essa visão na partida entre Espanha e Austrália na Arena da Baixada, em Curitiba: "paguei para ver cobrança de escanteio", protestou Otto
Foto: Facebook / Reprodução
Foto mostra supostamente o ator Leonardo DiCaprio na Arena Corinthians, em São Paulo, na abertura da Copa do Mundo
Foto: Reprodução
Neymar se emocionou e chorou durante execução do hino nacional antes da partida contra o México, em Fortelaza. A execução do hino, cantada por jogadores e torcedores até o fim, tem sido uma marca registrada nas partidas da Seleção
Foto: Getty Images
O atacante uruguaio Luis Suárez é visto abraçando um membro da seleção no hotel que a equipe está hospedada em Natal, após saber da suspensão aplicada pela Fifa que o tirou da Copa do Mundo por morder o zagueiro italiano Chiellini. O jogador sul-americano chorou bastante ao receber a notícia
Foto: Leo Carioca / Reuters
Alguns jogadores da seleção croata se empolgaram e aproveitaram o dia de folga na piscina do hotel em que estavam hospedados, na Praia do Forte, na Bahia, totalmente pelados
Foto: 24sata
O astro mexicano Javier Chicharito Hernández aproveitou uma folga para jogar futebol na praia de Santos, litoral paulista. Utilizando uma camisa personalizada com o seu nome e número que ganhou do Santos, o atacante, que esteve acompanhado de outros jogadores da seleção do México, se uniu a moradores locais para o jogo informal
Foto: Divulgação Prefeitura de Santos
Neuer e Schweinsteiger são filmados cantando o hino do Bahia, com a camisa do clube, durante a preparação para a Copa do Mundo
Foto: Blog BBMP / Reprodução
Torcedores do Japão recolhem lixo na Arena das Dunas, em Natal, depois da partida contra a Grécia
Foto: AP
A Seleção Brasileira atende fãs durante treinos na Granja Comary, em Teresópolis, e faz selfie com torcedores. Na foto, Fernandinho