Script = https://s1.trrsf.com/update-1729514441/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Associação Gaúcha de Futsal para Cegos conquista o heptacampeonato brasileiro

A Agafuc (Associação Gaúcha de Futsal para Cegos) venceu o Corinthians-SP por 2 a 1 nos pênaltis, neste domingo (13), em São Paulo, pela final do Campeonato Brasileiro - Série A e conquistou seu sétimo título da modalidade. O jogo, que contou com transmissão ao vivo no YouTube do CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) e foi […]

14 out 2024 - 15h35
Compartilhar
Exibir comentários

A Agafuc (Associação Gaúcha de Futsal para Cegos) venceu o Corinthians-SP por 2 a 1 nos pênaltis, neste domingo (13), em São Paulo, pela final do Campeonato Brasileiro - Série A e conquistou seu sétimo título da modalidade. O jogo, que contou com transmissão ao vivo no YouTube do CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) e foi disputado no Centro de Treinamento Paralímpico, terminou empatado em 0 a 0 no tempo regulamentar. Agora, os gaúchos se igualam ao ICB (Instituto de Cegos da Bahia) como os maiores vencedores da história - o futcegos passou a ser administrado pela CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais) em 2011, mas o campeonato nacional já era realizado desde 1986.

Foto: Taba Benedicto / CBDV / Porto Alegre 24 horas

"É uma emoção que não tem como descrever", disse o ala Léo, autor do gol decisivo nas cobranças de penalidades. "É um grupo muito unido, um time que vem para fazer história. É muito trabalho, muito pés nos chão desde o início do ano. É por isso que a gente está chegando sempre", completou o jogador. Além dele, o veterano Bill, multicampeão com a Seleção Brasileira, também acertou sua cobrança. Nonato, André Trevisol e Gabriel erraram. Pelo lado corintiano, apenas Tiago Paraná acertou. Jefinho, Jhon González, Maurício Dumbo e Edivan desperdiçaram suas tentativas - três foram defendidas pelo goleiro Luan.

Das sete conquistas nacionais da equipe, esta foi a primeira decidida na marca do pênalti. "Pra mim, é muito especial, até porque na Seleção eu não sou o pegador de pênaltis, é Matheus", explicou o goleiro Luan, citando o colega Matheus Costa, seu reserva no time do Brasil. "Hoje, Deus me abençoou e pude ir muito bem. Então, só tenho a agradecer por mais um título da Agafuc", completou o camisa 1.

Presente em oito das 13 finais da competição desde 2011, a Agafuc fez uma campanha invicta nesta edição: terminou a primeira fase na primeira colocação geral, com duas vitórias e um empate. Nas quartas de final, eliminou a Apadv-SP ao vencer por 3 a 0. Na semi, despachou a Apace-PB também nos pênaltis. Encerrou sua participação com oito gols marcados e apenas um sofrido.

"Acho que a gente se torna a maior equipe do Brasil em títulos. São sete Brasileiros, quatro Supercopas, dez Regionais. Estamos invictos há 109 jogos, há dez anos que não perdemos uma partida [no tempo regulamentar, sem contar disputas por pênaltis]. Então, cada vez é um sabor maior", destacou o técnico Rafael Astrada, comandante da equipe em todas as sete conquistas (2024, 2023, 2021, 2019, 2018, 2017 e 2015).

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade