Atleta de Badminton nas Olimpíadas inspira crianças em escola do Piauí
Juliana Viana, atleta do badminton, visitou uma escola em sua cidade natal e levou uma experiência diferente e inusitada para os alunos.
Juliana Viana visitou uma escola em sua cidade natal e levou uma experiência diferente e inusitada para os alunos.
A atleta de badminton Juliana Viana, que conquistou a primeira vitória brasileira em Olimpíada, visitou recentemente uma escola do Piauí (Colégio Diocesano), gerando grande emoção, animação e interação dos pequenos, que ficaram encantados com a sua presença e que puderam aproveitar esse momento, tanto pela prática do esporte quanto por meio de conversas e fotos. Esse encontro com os alunos rendeu um dia bastante animado na escola, com brincadeiras voltadas para o badminton, nais quais Viana pode ensiná-los e explicá-los de modo divertido como funciona a sua profissão e a importância de praticar um esporte.
A atleta, que ficou conhecida, durante os Jogos Olímpicos de Paris, fez história para o Brasil, na modalidade Badminton, após vencer por 2 sets a 0 sobre a atleta Lo Sin Yan Happy, de Hong Kong. A vitória permitiu com que Juliana fosse a primeira mulher a ganhar na disputa dessa modalidade e trouxe grande visibilidade tanto para ela quanto para esse esporte que, por um tempo, não era muito apoiado pelo seu país.
Essa não foi a primeira vitória de Viana na modalidade, tendo em vista que, durante o Mundial de Badminton em 2023, a esportista também ganhou a disputa para o Brasil. Todas essas conquistas na modalidade, pela atleta, ocorreram graças ao investimento financeiro do seu Estado (Piauí), que, ao longo de 20 anos, acreditou nesse esporte e pôde investir nele, mesmo com a baixa possibilidade de vir a render resultados para o país um dia. Além desse esforço, a atleta também pode se especializar por três anos na Espanha, o que garantiu mais experiência e técnica na categoria.
Hoje, com as vitórias conquistadas por Juliana, o Brasil ganha mais destaque no Badminton, visto que haviam poucos atletas que representavam o país neste esporte, e, principalmente, traz a esperança e a inspiração de diversas crianças - sobretudo meninas - para com o esporte, trazendo a possibilidade de um dia também crescerem e conseguirem sucesso e maiores conquistas como a atleta.
A visita permitiu que os alunos de diferentes idades do Colégio Diocesano pudessem ter um contato maior com o Badminton e com a atleta e, despertando algumas curiosidade, como o funcionamento do mundo dos esportes, quais eram as experiências que Juliana obteve no decorrer de sua carreira e quais foram os momentos mais importantes para ela ou que ela mais se recorda do período de Olimpíadas.
Depois da conversa, das brincadeiras e da animação das crianças ao receberem Juliana, a atleta pode sentir todo o carinho, o reconhecimento e a inspiração dos pequenos, tendo a certeza de que, após esse encontro muitas delas passarão a acreditar e acompanhar mais o esporte, podendo até seguir carreira e, em especial, passarão a enxergar o esporte de uma outra maneira mais divertida e prazerosa.