Atlético-MG não sofre virada em fase final do Campeonato Mineiro desde 2018
O Atlético-MG perdeu para o Cruzeiro no segundo jogo da final do Campeonato Mineiro de 2018 por 2x0, após ter um placae de 3x1 ao seu favor pela partida de ida
O Atlético-MG enfrenta o América-MG pelo jogo de volta da semifinal do Campeonato Mineiro, neste domingo (17), às 19h30, na Arena Independência, em Belo Horizonte. Na partida de ida, o clube alvinegro venceu o Coelho pelo placar de 2×0, e a equipe americana tem a difícil missão de reverter o resultado negativo, situação que não acontece desde 2018.
Apesar disso, o América tem a possibilidade de buscar um placar com a diferença de gols igual a da partida anterior, devido a melhor campanha durante a fase de grupos do estadual, ou seja, o Coelho pode vencer o Atlético por 2×0, 3×1, 4×2, e assim por diante que garante a classificação para a final.
2018
No ano de 2018, o Atlético-MG enfrentou novamente o América-MG pela semifinal do Campeonato Mineiro, e venceu as duas partidas, sendo a primeira por 1×0 e a segunda por 2×0. O Galo rumou até a final, onde enfrentaria o Cruzeiro, o maior rival. A partida prometia ânimos aflorados, justamente pelos clássicos mais truncados no ano anterior, além da manutenção da base dos elencos que disputaram aqueles jogos.
Para saber tudo sobre o Atlético, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram
Na partida de ida, o Atlético vencia por 3×0, em uma partida de amplo domínio, principalmente no primeiro tempo, quando Ricardo Oliveira marcou duas vezes e Adilson parecia ter selado o caixão da raposa. Na segunda etapa, o alvinegro administrava o placar, até que Arrascaeta fez um gol aos 38 minutos, que colocou o Cruzeiro de volta na decisão.
Para a segunda partida, o Atlético-MG ainda era amplo favorito pela larga vantagem, além de ter sido o melhor time no primeiro jogo da final. Os jogadores atleticanos provocaram os rivais durante toda a semana do confronto. O jogo aconteceu no Mineirão, e a torcida cruzeirense fez uma grande festa para receber a equipe, e colocava os ânimos do embate ainda mais para cima.
O JOGO
Logo no começo da segunda partida da final, o Cruzeiro demonstrava mais ímpeto de atacar e logo aos 4 minutos, Arrascaeta abriu o placar do clássico. O Atlético-MG se mostrava atordoado durante o jogo e tinha muita dificuldade para reagir, momento em que, em uma disputa entre Edilson e Otero, o meia atleticano acertou uma cotovelada no lateral da raposa e foi expulso direto. A briga entre os dois já vinha da partida anterior, e assim, a vida do clube alvinegro na partida se tornava mais difícil.
O Atlético voltou para o segundo tempo sem mudanças, e viu Thiago Neves aumentar o placar aos 8 minutos e dar o título momentaneamente ao lado azul de Belo Horizonte, que tinha a melhor campanha da fase de grupos e vencia pela diferença necessária para levantar a taça. Patric ainda foi expulso antes do final da partida e o Cruzeiro venceu por 2×0.
CONFRONTO ATUAL
Desta vez, o Atlético-MG tem o mesmo resultado daquele fatídico jogo, além de não possuir o benefício da melhor campanha na fase de grupos. Apesar disso, o clube alvinegro é atual tricampeão consecutivo do Campeonato Mineiro, e busca o tetra-campeonato para se distanciar ainda mais dos rivais.
Desde então, a equipe não sofreu mais nenhum revés após um placar positivo durante a fase mata-mata, e o América-MG busca quebrar esse tabu para disputar novamente a final do estadual.