Rafa Marques salva, e Palmeiras empata com reservas do Galo
O Palmeiras passou sufoco diante dos reservas do Atlético-MG, neste sábado, na primeira rodada do Campeonato Brasileiro, mas mesmo assim saiu do Allianz Parque comemorando. O time alviverde esteve atrás no placar duas vezes, mas conseguiu se recuperar e arrancou um empate por 2 a 2, com gol de Rafael Marques aos 49min do 2º tempo. O Atlético-MG ficou com um gosto de decepção, mas pelo menos mostrou que tem um bom elenco e conseguiu poupar seus titulares para o jogo decisivo da Copa Libertadores, contra o Internacional, na próxima quarta-feira. Veja detalhes de cada lance do jogo deste sábado.
O Atlético-MG sofreu com o desentrosamento no início, pois tinha poucas jogadas preparadas e errou muito. Mesmo assim aproveitou os costumeiros apagões na defesa palmeirense e foi perigoso. A melhor chance de gol do primeiro tempo foi de Maicosuel, mas Fernando Prass fez ótima defesa.
O Palmeiras até deu indícios de que ia aproveitar a falta de entrosamento dos adversários. Teve mais posse de bola e criou algumas chances esporádicas de gol, em chute de Lucas e cabeceio de Valdivia. Mas passou a depender demais das jogadas pela esquerda, onde começou a surgir um problema para o Palmeiras: Robinho revezava com Zé Roberto, mas ninguém criava muitas chances e ainda sobrava um buraco na defesa.
No segundo, esse problema ficou ainda mais evidente. O time avançou de forma desorganizada, sofreu dois contra-ataques e, no terceiro, o lateral direito Patric balançou a rede, exatamente aproveitando aquele buraco na esquerda. Oswaldo de Oliveira percebeu o problema no setor e, pouco depois, promoveu a estreia do lateral Egídio, deslocando Zé Roberto para o meio-campo de vez.
Sem outra alternativa a não ser atacar, o Palmeiras partiu para cima e pressionou o Atlético-MG. Essa atitude teve duas consequências óbvias: é claro que a pressão aumentou muito até sair o gol de Vitor Hugo, de cabeça, aos 36min. Mas a defesa ficou desguarnecida e assim Jô marcou o segundo gol do Atlético-MG logo depois. O problema é que o time mineiro também recuou demais e acabou permitindo que Rafael Marques ficasse livre na área para fazer o gol do novo empate.
Naming rights
Muito antes do jogo acontecer, já surgiu uma polêmica: faixas cobriram parte do nome do estádio, exatamente onde aparecia a marca da seguradora Allianz, que pagou para comprar os naming rights da arena. As faixas foram colocadas e retiradas duas vezes, causando muita repercussão nas redes sociais.
Protesto contra ingresso
Os preços dos ingressos no Allianz Parque estão muitos altos desde o ano passado, o que já vinha gerando reclamações da torcida palmeirense. Nesta semana, a diretoria ainda anunciou um aumento no preço do Avanti, programa de sócio-torcedor do clube. Isso gerou um protesto inusitado da principal torcida organizada, que ficou em silêncio durante o jogo. E a reação foi ainda mais curiosa: quando o jogo estava 2 a 1 para o Atlético-MG, a outra parte da torcida se voltou para a organizada e mandou ela "tomar no c...". Ao todo 28.781 torcedores estiveram no Allianz Parque.
Valdivia vaiado
Até agora o Palmeiras ainda não resolveu a renovação do contrato de Valdivia. Mas a sensação é que a permanência do chileno está cada vez mais improvável. Neste sábado, ele foi substituído logo após o gol do Atlético-MG e saiu bastante vaiado. Sua atuação teve alguns bons momentos, com finalizações perigosas e até um belo chapeu no meio-campo, mas ele também cometeu erros de passe e foi muito lento em campo. No Twitter aconteceram muitas críticas e ironias contra o meia:
Patric fez mais gols que o Valdívia na arena
— Lucas (@lucasssep) 9 maio 2015
Valdivia foi vaiado e saiu com o coração ferido,6 meses fora
— Thiago (@_THIAGOSOUZA) 9 maio 2015
valdivia é o cara q traz mais expectativa e só decepciona
— rafaela (@Rafaelagiulia) 9 maio 2015
Fora valdivia vagabundo.
— Marcos Antônio (@marcoszila10) 9 maio 2015
O Zé Roberto deu outra dinâmica p esse meio-campo do Palmeiras, Valdivia merece uma reserva nesse início de campeonato...
— marco stoner rock (@marcocanavarro) 9 maio 2015
5min do 2º tempo - Palmeiras 0 x 1 Atlético-MG
Eduardo roubou a bola no meio-campo, avançou pelo meio e tocou para Patric na direita. O lateral entrou na área e finalizou no canto direito de Fernando Prass.
35min do 2º tempo - Palmeiras 1 x 1 Atlético-MG
Zé Roberto bateu escanteio da direita, Vitor Hugo subiu mais que o defensor e cabeceou para o fundo das redes.
39min do 2º tempo - Palmeiras 1 x 2 Atlético-MG
Josué fez ótimo passe para Jô na área. O atacante, sem marcação, concluiu na saída de Fernando Prass.
49min do 2º tempo - Palmeiras 2 x 2 Atlético-MG
Após cruzamento da ponta esquerda, Rafael Marques apareceu na área para concluir. Victor ainda tocou na bola, mas não salvou.
Clique aqui e veja os quatro gols do duelo no Allianz Parque