Hulk e Paulinho marcam, Atlético-MG bate o Carabobo-VEN e avança na Pré-Libertadores
Galo garante a classificação para a terceira fase preliminar da competição
Em busca de seguir vivo na Pré-Libertadores, o Atlético-MG recebeu o Carabobo, da Venezuela, na noite desta quarta-feira, pela partida de volta da segunda fase do torneio continental, no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte (MG), e venceu por 3 a 1. Hulk, Paulinho e Edenílson marcaram para os donos da casa, enquanto Pernía diminuiu.
Assim, o Galo garante a classificação para a terceira fase preliminar da competição. A equipe treinada por Eduardo Coudet está em sua 13ª participação e tenta o segundo título de sua história - o primeiro foi conquistado há dez anos.
Agora, o Atlético-MG espera o vencedor de Millionarios, da Colômbia, e Universidad Católica, do Equador, para descobrir o seu adversário na próxima etapa da Pré-Libertadores. As equipes se enfrentam nesta quinta-feira, na Colômbia, após empatarem sem gols no primeiro confronto.
Antes de voltar a campo pelo torneio continental, portanto, o Galo foca na última rodada da fase de grupos do Campeonato Mineiro. No próximo sábado, o clube visita o Democrata GV, às 16h30 (de Brasília), no Estádio Mamudão, em Governador Valadares (MG).
O jogo entre Atlético-MG e Carabobo
Sob forte apoio da torcida, que colocou quase 47 mil pessoas no Mineirão, o Atlético-MG levou perigo logo aos oito minutos de partida. Após cobrança de escanteio de Pedrinho, Mauricio Lemos ganhou no alto e cabeceou para o gol. A bola, entretanto, saiu pela linha de fundo, rente à trave direita.
Sete minutos depois, Hulk recebeu passe de cabeça de Paulinho na área, e chutou de primeira, com a direita, para acertar o canto esquerdo do goleiro Vachoux e abrir o marcador em Belo Horizonte. O craque atleticano anotou o 380º gol de sua carreira - o 73º pelo clube mineiro.
Passados apenas mais três minutos, o Galo ampliou a vantagem no embate. Pedrinho recebeu de na área e bateu, mas parou em defesa de Vachoux. No rebote, a bola ficou limpa para Paulinho estufar a rede e marcar o segundo.
Mesmo após os reveses seguidos, o Carabobo não se intimidou e partiu para o ataque em busca do empate. Dessa forma, já nos acréscimos, aos 47, a equipe venezuelana conseguiu diminuir. Após cruzamento na área, Mauricio Lemos afastou parcialmente e a bola ficou com Miguel Penía, que acertou belo chute de fora da área.
Expulsão e o terceiro gol do Galo no segundo tempo
Na volta do intervalo, a reação dos visitantes ficou mais dificíl. Logo aos três minutos, o autor do gol Miguel Pernía disputou bola com Hulk e acertou o cotovelo no supercílio do brasileiro. Dessa forma, levou o segundo cartão amarelo e foi expulso de campo. O jogador do Atlético-MG precisou receber atendimento médico com sangramento na região.
Aos 27 minutos da etapa complementar, Patrick passou para Paulinho, que tentou invadir a área sozinho, quase foi desarmado e acionou Edenílson. O meio-campista então dominou, driblou a marcação e tocou com categoria na saída do goleiro para fazer o terceiro.
Por fim, aos 36, Patrick recebeu de Vargas, invadiu a área e, quando colocou na frente para se livrar do marcador, sofreu pênalti de Juan Cuesta, assinalado com convicção pelo árbitro. Hulk deixou Vargas ir para a cobrança, mas o chileno tirou muito de Vachoux e chutou para fora, desperdiçando a chance de transformar a vitória em goleada.
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG 3 x 1 CARABOBO-VEN
Local: Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 01 de março de 2023 (quarta-feira)
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Diego Haro (Peru)
Auxiliares: Michael Orue (Peru) e Stephen Atoche (Peru)
VAR: Silvio Trucco (Argentina)
Cartões amarelos: Hulk, Edenílson, Allan (Atlético-MG); Miguel Pernía, Gustavo González, Juan Pérez, Juan Cuesta (Carabobo)
Cartão vermelho: Miguel Pernía (Carabobo)
Público: 46.482
Renda: R$ 2.290.179,00
GOLS
ATLÉTICO-MG: Hulk (15′ do 1ºT); Paulinho (18′ do 1ºT), Edenílson (27′ do 2ºT)
CARABOBO: Miguel Pernía (47′ do 1ºT)
ATLÉTICO-MG: Everson; Saravia, Mauricio Lemos (Nathan Silva), Jemerson e Dodô; Allan, Edenílson (Igor Gomes) e Patrick (Hyoran); Pedrinho (Zaracho), Paulinho (Vargas), Hulk
Técnico: Eduardo Coudet
CARABOBO: Jérémy Vachoux; Juan Cuesta, Lujano, Leonardo Aponte e Miguel Pernía; Gustavo González (Moussa Bagayoko), Francisco Flores, Juan Pérez e Michael Covea (Carlos Sosa); José Balza (Gabriel Vargas), Francisco Apaolaza (Edson Tortolero)
Técnico: Juan Tolisano