Copa do Brasil: sorteio define duelos das quartas de final
Próxima fase da competição terá Flamengo x Grêmio e Corinthians x Chapecoense; Palmeiras e Santos esperam adversário
Estão definidos os cruzamentos das quartas de final da Copa do Brasil. Após a realização do sorteio, dois confrontos já foram definidos: o Flamengo pega o Grêmio, e o Corinthians encara a Chapecoense. Os vencedores de cada duelo se enfrentam nas semifinais. Já o Palmeiras terá pela frente Bahia ou Vasco, que farão o jogo da volta das oitavas somente após a Copa do Mundo. O Santos também aguarda seu adversário entre Cruzeiro e Atlético-PR.
Os confrontos das quartas acontecerão nos dias 1º, 8, 15 e 29 de agosto. Chapecoense, Palmeiras, Cruzeiro ou Atlético-PR e Flamengo terão a vantagem de decidir em casa a classificação para a próxima fase.
Em meio a polêmicas envolvendo a arbitragem, a CBF optou por implantar o VAR (sigla em inglês para árbitro de vídeo) nas quartas de final. O diretor de competições da CBF, Manoel Flores, garantiu que os juízes passarão por um treinamento antes de entrarem ação.
Aqui estão os confrontos das quartas de final da @CopadoBrasil, já com os mandos de campo do jogo de ida! Agora é reta final ➡🏆 #CopadoBrasil pic.twitter.com/tnYQf3XaaZ
— CBF Futebol (@CBF_Futebol) May 30, 2018
Ainda há duas vagas para as quartas de final que só serão preenchidas após a Copa do Mundo. Por conta de um compromisso do Flamengo pela Libertadores na mesma data em que o duelo de volta entre Vasco e Bahia havia sido marcado, a CBF teve de adiar a partida do Cruz-Maltino para o dia 16 de julho. O Tricolor de Aço, no entanto, é quem leva vantagem, uma vez que venceu na ida por 3 a 0.
Também por causa da Libertadores o Cruzeiro é outro clube que terá de esperar para definir sua vida na Copa do Brasil. Após vencer o Atlético-PR fora de casa por 2 a 1, o time comandado por Mano Menezes entrará em campo na mesma data que o Vasco (16 de julho) para buscar a classificação.
A partir de agora não haverá mais sorteios. Como o Corinthians está do mesmo lado da chave que Flamengo e Grêmio, o clube só fará um clássico com Palmeiras ou Santos em uma eventual decisão. Os outros dois paulistas, no entanto, podem se encontrar na semifinal.
A Copa do Brasil desta temporada é o torneio nacional que mais paga ao vencedor. O clube campeão irá faturar R$ 50 milhões. Caso o ganhador seja um daqueles que competiram desde a primeira fase, a premiação total chega a R$ 67 milhões.