Ainda na UTI, triatleta Luisa Baptista inicia processo de retirada da ventilação mecânica
A triatleta Luisa Baptista segue sob cuidados intensivos especializados, mas iniciou o processo de retirada da ventilação mecânica nesta quinta-feira. A paulista foi atropelada no último sábado e, desde então, está internada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, onde Luisa está internada, informou na tarde desta quinta-feira que a campeã pan-americana apresentou uma evolução positiva e não apresentou novas complicações.
"A triatleta Luísa Baptista, internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Instituto Central do Hospital das Clínicas da FMUSP após um grave atropelamento, apresentou uma evolução positiva em seu quadro clínico. Está melhor da parte respiratória e hemodinâmica, sem novas complicações, e está em processo de desmame da ventilação mecânica. A paciente segue recebendo cuidados intensivos especializados", divulgou o hospital em nota.
Apesar de ainda estar em estado grave e na UTI, Luisa Baptista tem apresentado uma evolução constante em seu quadro clínico. Na última quarta-feira, ela passou pela retirada da oxigenação por membrana extracorpórea.
Luisa foi atropelada por uma moto no último sábado quando treinava ciclismo na Estrada Municipal Abel Terrugi (SCA-329), próxima de São Carlos. Na cidade do interior, a triatleta passou por cirurgia e, na madrugada de segunda-feira, foi transferida para o Hospital das Clínicas, na capital.
Tanto o Sesi São Carlos, equipe de Luisa, quanto o Comitê Olímpico Brasileiro e a Confederação Brasileira de Triathlon compartilharam mensagens de apoio à triatleta. O Ministro do Esporte do Brasil, André Fufuca, também se pronunciou através de suas redes sociais.