Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Atletismo

Alison dos Santos defende o título de campeão mundial em Budapeste nesta quarta-feira

22 ago 2023 - 18h45
Compartilhar
Exibir comentários

O brasileiro Alison "Piu" dos Santos defende o título de campeão mundial dos 400 m com barreiras, obtido em Oregon em 2022, nesta quarta-feira, a partir das 16h50 (de Brasília), na pista do Centro Nacional de Atletismo de Budapeste, na Hungria. A transmissão será feita ao vivo pelo SporTV.

O velocista venceu a eliminatória do domingo (13), com 48s12, o melhor tempo do dia. Com isso, ficou em segundo lugar na sua série semifinal do último domingo (21), visivelmente segurando o ritmo na chegada, marcando um tempo de 47s38.

A expectativa é de mais dificuldade este ano, em relação a 2022. O brasileiro irá largar na raia nove, posição difícil. "Piu" passou para a final com o quinto tempo das semifinais e terá pela frente adversários muito fortes: o norueguês Karsten Warholm fez 47s09 na semifinal, o norte-americano Rai Benjamin conseguiu 47s24 e o jovem jamaicano Rosham Clarke terminou com o terceiro melhor tempo (47s34, recorde mundial sub-20).

Além disso, o brasileiro também terá pela frente o estadunidense Trevor Bassit, que passou com 47s38, mesma marca de Alison.

Os seus principais adversários são Karsten Warholm, campeão olímpico e recordista mundial, que tem este ano 46s51 como melhor resultado; e Rai Benjamin, prata em Tóquio e em Oregon, que correu este ano em 46s62 nas seletivas para o Mundial dos Estados Unidos. A melhor marca de Piu nos 400 m com barreiras é 46s29, alcançada em 17 de julho do ano passado, em Eugene. Foi o recorde brasileiro e sul-americano feito na conquista do ouro no Mundial.

Apesar da força dos rivais, o velocista, que enfrentou uma lesão no joelho direito e passou por uma artroscopia em fevereiro deste ano, mostrou estar recuperado, fazendo boas corridas e, acima de tudo, disputando as etapas com inteligência. "Piu" guardou energias e superou a falta de ritmo depois de tanto tempo sem competir.

Esta será a terceira final da carreira de Piu em mundiais adultos. Ele ficou na sétima colocação em Doha, em 2019, com apenas 19 anos, e está confiante. "Vou dar 100% de mim, vou entregar 100%", afirmou o atleta.

Na manhã desta quarta-feira, também estão previstas as eliminatórias dos 800 m com Flávia Maria de Lima, às 5h45; Ana Carolina Azevedo e Vitória Rosa, às 6h20. Jorge Vides, Renan Gallina e Lucas Rodrigues da Silva disputam as eliminatórias dos 200 m, às 7h57.

Mais resultados do Brasil na última terça-feira

Na última terça-feira, nas eliminatórias dos 100 m com barreiras, a catarinense Caroline de Melo Tomaz, em seu primeiro Mundial, ficou em nono lugar na segunda série, com 13s59. A atleta terminou na 42ª posição na classificação geral.

"Teria de fazer o meu melhor resultado pessoal para avançar. É uma mistura de sentimentos, mas não tem como sair totalmente triste. Só quem chega a um Mundial sabe o quanto é difícil", disse a campeã sul-americana da prova. A norte-americana Kendra Harrison, ex-recordista mundial, obteve o melhor tempo do dia e do ano, com 12s24.

Foto: Gazeta Esportiva

Caroline de Melo Tomaz terminou na 42ª posição na classificação geral.

Nos 800 m, também eliminatórias, Eduardo Ribeiro, também conhecido como Dudu, terminou em sexto lugar na sétima série, com 1min47s75, longe de seu melhor resultado pessoal (1min45s10). O queniano Emanuel Nanyonkyi obteve o melhor tempo do dia, com 1min44s92.

"Esperava correr um pouco melhor. Se eu tivesse corrido hoje na casa dos 45 segundos, como fiz quatro vezes na temporada estaria na semi. Mas agora é retomar os treinos e pensar no Pan-Americano", afirmou Dudu, que também disputou seu primeiro Mundial.

Os Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, serão disputados de 20 de outubro a 5 de novembro.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade