Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Atletismo

Baloteli comemora o tricampeonato do decatlo no Troféu Brasil, em Cuiabá

8 jul 2023 - 12h43
Compartilhar
Exibir comentários

O pernambucano José Fernando Ferreira Santana, o Baloteli (Praia Clube/Exército/Futel-MG), conquistou nesta sexta-feira o tricampeonato do decatlo do Troféu Brasil Interclubes de Atletismo, que está sendo disputado até domingo no Centro Olímpico de Treinamento da Universidade Federal de Mato Grosso, em Cuiabá.

Baloteli executou as 10 provas da modalidade, em dois dias, com regularidade, somando 7.944 pontos. "Fiquei feliz porque estou 100% fisicamente, sem lesões, e só tenho de acertar detalhes nos treinamentos para lutar por bons resultados nas próximas competições", comentou o atleta nascido na cidade de Pesqueira, Pernambuco.

Como campeão do Troféu Brasil de 2023 e líder do Ranking Brasileiro, com 8.007 pontos, obtidos em maio deste ano na cidade grega de Naxos, o decatleta volta as suas atenções agora para a disputa do Campeonato Sul-Americano, de 28 a 30 de julho, no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, na Vila Clementino, em São Paulo.

"Vou descansar uns dias e retornar com tudo aos treinos. Meu objetivo é conseguir vaga na seleção brasileira que irá ao Mundial de Budapeste e estou de olho nos Jogos de Paris", disse. O Mundial será disputado de 19 a 27 de agosto, na Hungria.

O calor de Cuiabá não assustou o campeão. "Sou pernambucano e aprendi desde cedo que é preciso plantar na seca para colher na chuva", lembrou Balotelli. "A adaptação não foi fácil. Tive de deixar minha casa, minha família e encarar uma realidade totalmente diferente", completou o atual campeão sul-americano.

Antes da edição de 2023, o atleta havia conquistado o troféu de campeão em 2019, em Bragança Paulista (SP), com a mesma pontuação deste ano (7.944), e em 2022 (7.707) no Rio de Janeiro.

Lucas da Silva Catanhede (ACA-SC) terminou em segundo lugar, com 7.375 pontos, seguido de Pedro de Oliveira (Praia Clube/Exército/Futel-MG), com 7.040.

Disputa interclubes

O Pinheiros (SP), heptacampeão do Troféu Brasil, lidera a classificação geral do evento, após dois dias de competição, com 212 pontos. Praia Clube/Exército/Futel (MG) ocupa a segunda colocação, com 151, seguido da UCA (SC), com 84 pontos.

No masculino, Praia Clube está em primeiro lugar, com 115, à frente do Pinheiros, com 98, e da UCA, com 34. Na classificação feminina, Pinheiros lidera, com 114, seguido de UCA (50) e Praia Clube (36).

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade