Brasileiros entram na rotina às vésperas do início do Mundial de Budapeste
Aos poucos os atletas brasileiros estão entrando na rotina final preparatória para o Campeonato Mundial de Atletismo de Budapeste, na Hungria, que será aberto no sábado, com a disputa dos 20 km marcha atlética, na categoria masculina, a partir das 8:50 (3:50 no horário de Brasília). O SporTV mostra a competição ao vivo.
A catarinense Letícia Oro Melo treinou nesta quarta-feira pela primeira vez no Centro de Atletismo Honvéd, destinado aos atletas de pista, salto em distância, salto em altura e salto triplo. Com a experiência adquirida no Mundial do Oregon, nos Estados Unidos, em 2022 - e principalmente com a medalha de bronze conquistada no salto em distância -, Letícia diz não estar ansiosa para disputar a sua prova já neste domingo.
"A ansiedade não ajuda em nada. Estou na verdade muito feliz, vou fazer o meu melhor, o clima aqui é outro, amo tudo isso", comentou a saltadora de 25 anos, nascida em Joinville. "Fazer o meu melhor resume minha expectativa."
Letícia viajou na noite de segunda-feira, juntamente com outros atletas para Budapeste, a partir do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. "Não deu tempo para treinar na terça-feira", comentou. "Este ano os resultados não foram os melhores até a presente data, porque no início do ano tive uma inflamação no quadril e meu treinador (João Carlos dos Santos) teve de diminuir a intensidade de treino. Vou para o meu segundo Mundial. Estou preparada, pois sei do meu potencial."
Brasileiros entram na rotina às vesperas do início do Mundial de Atletismo (Carol Coelho/CBAt)
A delegação brasileira, que está hospedada no Aquincum Hotel, está se adaptando aos horários de treinos, conhecendo a instalações oferecidas pela organização, assim como ao transporte, à sala de fisioterapia e o local de alimentação.
Além do Centro de Atletismo Honvéd, os lançadores, arremessadores e os atletas do salto com vara têm à disposição a pista de aquecimento do Centro Nacional de Atletismo, sede oficial das competições de pista e campo. Para os fundistas e marchadores, a organização indica a Ilha Margaret, uma área com um percurso de 5,3 km, próxima ao hotel.
Todos os atletas que desejarem conhecer o grande palco da competição terão a oportunidade de fazer um treinamento leve, sem equipamento ou implemento, nesta sexta-feira, das 4:30 às 7 horas no horário de Brasília - Budapeste está a cinco horas a frente.
O novíssimo Centro Nacional de Atletismo, construído na margem leste do rio Danúbio, no lado sul da cidade, tem capacidade inicial para 35.000 pessoas (depois será reduzida para 15 mil). São esperados mais de 2.000 atletas de mais de 200 países. Budapeste é Patrimônio Mundial da UNESCO, localizada na Hungria, na Europa Central.
Com o pedido de dispensa de Lorraine Martins, que se contundiu na disputa dos 100 m do Campeonato Sul-Americano, em São Paulo, a delegação contará em Budapeste com 55 atletas (30 mulheres e 25 homens).