Campeão olímpico Joaquim Cruz completa 60 anos
Um dos grandes nomes do esporte brasileiro, Joaquim Cruz completa 60 anos neste domingo. O campeão olímpico de atletismo na prova dos 800m - em Los Angeles 1984 - recebe homenagens da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e de toda a comunidade atlética nacional.
"Aos 60 anos, a alma do menino Joaquim ainda prevalece. Ainda prefiro usar calção no trabalho, prático atividade física diariamente, curto preparar as minhas refeições e nunca deixei de ser caseiro durante as noites", disse o ganhador também da medalha de prata nos Jogos Olímpicos de 1988 e de bronze no Mundial de Helsinque-1993. "Aqui, em San Diego, só sinto saudade de uma boa novela."
"Deixei de contar os meus anos cronológicos desde quando uma equipe de cientistas japoneses fez uma visita ao Centro de Treinamento dos Estados Unidos, em Chula Vista, na Califórnia, onde trabalho, em 2014. Eles testaram a minha idade biológica e concluíram que o meu corpo se encontrava de 13 a 15 anos mais jovem do que era", lembrou o ex-corredor, que trabalha como treinador do Comitê Olímpico e Paralímpicos dos Estados Unidos há 17 anos.
Joaquim também é bicampeão pan-americano nos 1.500 m (Indianápolis-1987 e Mar del Plata-1995). Sua marca de 1min41seg77 nos 800 m, obtida no Meeting de Colônia, da Alemanha, em 1984, é até hoje os recordes brasileiro e sul-americano.
"Joaquim para mim é o ídolo de todos os ídolos - é uma referência e exemplo não só nas pistas, mas fora das pistas", disse o presidente do Conselho de Administração da CBAt, Wlamir Motta Campos. "A palavra que melhor define o Joaquim é a humildade. Ele inspira e motiva. E penso que não só pra mim. Ele faz parte da história da minha vida. Com 14 anos, saí de ônibus de Londrina para ver o Joaquim num GP de Atletismo no Ibirapuera, em São Paulo. E hoje é uma alegria enorme compartilhar de sua amizade"