CBAt divulga critérios de convocação de atletas para competições internacionais em 2024
A CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo) divulgou nesta quarta-feira os critérios para a convocação dos atletas que almejam disputar competições pelas delegações nacionais das modalidades em 2024. O Atletismo contará com 14 torneios ao longo do ano, dentre eles os Jogos Olímpicos de Paris e outros cinco campeonatos mundiais (Indoor, Cross Country, Marcha Atlética por Equipes, Revezamentos e Sub-20).
Os critérios foram estabelecidos após reunião entre os participantes do Conselho Técnico da entidade. Posteriormente, o Conselho de Administração os aprovou.
Todavia, alguns critérios já aprovados podem ser revisados pela entidade brasileira. O manual técnico de outras competições ainda não foram divulgados pelos respectivos Comitês Organizadores, o que pode interferir nos critérios de convocação.
RENAN DEU O NOME 🏃@galinha_renan despontou em 2023 como uma das grandes estrelas do atletismo brasileiro e já alcançou resultados incríveis. 🚀
Bora fazer história em 2024, fera! pic.twitter.com/djPNszlvUz
— Time Brasil (@timebrasil) December 22, 2023
O Campeonato Sul-Americano de Indoor marcará o início das competições internacionais de Atletismo para o Brasil. Os dois atletas mais bem colocados no Ranking Brasileiro Combinado (Indoor/Outdoor), de 6 de julho de 2023 a 10 de janeiro de 2024, serão chamados para a disputa do torneio. O terceiro colocado na lista será convocado em caso de desistência de outros atletas.
Os revezamentos 4×400 m serão compostos conforme disponibilidade de atletas classificados nas provas individuais e a critério do treinador responsável. Já a Seleção Brasileira de Cross Country está confirmada para a disputa do Pan-Americano. A equipe conquistou a vaga no torneio após os resultados obtidos na Copa Brasil da modalidade.
Os Jogos Olímpicos de Paris já possuem 11 atletas qualificados pelos índices da World Athletics e confirmados pelo CBAt. Nomes como Alison dos Santos (400 m com barreiras) e Caio Bonfim (Marcha Atlética) estarão presentes na competição mais aguardada de 2024.