Com 44 medalhas, Brasil é campeão geral do Sul-Americano de Atletismo
O Campeonato Sul-americano de Atletismo chegou ao fim neste domingo e teve o Brasil em primeiro lugar. Ao todo, a equipe brasileira conquistou 44 medalhas, sendo 19 de ouro, 15 de prata e 10 de bronze.
Além de ser campeão, o desempenho dos atletas foi fundamental para garantir vagas no Mundial de Atletismo, que acontecerá em agosto na Hungria. No último dia de competições, Pedro Henrique Nunes conquistou o ouro no lançamento do dardo e falou sobre a meta de alcançar a marca de 85 metros para disputar os Jogos Olímpicos de 2024.
"Senti um pouco o pé durante a prova e o frio também acabou atrapalhando. A marca eu sei que posso fazer melhor, mas conquistar o título do Sul-Americano e carimbar minha vaga no Mundial eram mais importantes. Agora é me recuperar e preparar bem para chegar no Mundial e conseguir lançar acima de 85 metros para garantir o índice olímpico", disse.
É OUROOOOOOOOO! 🥇
Pedro Henrique Nunes conquista a medalha de ouro no lançamento do dardo no Sul-americano de Atletismo
O brasileiro consegue a marca de 80.26m e garante mais um título para o Brasil 🇧🇷🔥
Valeu demaaaaais! 👏
📸 Reprodução/Instagram pic.twitter.com/zFj2HlFPiW
— Time Brasil (@timebrasil) July 30, 2023
O domingo também ficou marcado por três brasileiros que conseguiram índices olímpicos e vagas no Mundial. Almir Cunha dos Santos, no salto triplo, Erik Cardoso, nos 100m rasos, e Lucas Carvalho, nos 400m rasos, se juntaram a mais 11 atletas que estarão em Budapeste em suas modalidades.
O Campeonato Sul-Americano de Atletismo aconteceu na pista do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, em São Paulo.