Após corridas intensas, aplique gelo mesmo sem sentir dor
"O gelo é o principal aliado no tratamento das lesões ortopédicas, tem poucos efeitos colaterais e conta com ótima ação local", defende Paulo Belangero, ortopedista e traumatologista do esporte, do Centro de Traumatologia do Esporte da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). Porém, ele não aconselha usar o recurso como uma rotina depois de qualquer sessão de corrida.
O gelo possui efeito anti-inflamatório, contribuindo para diminuir os efeitos das microlesões causadas nos treinos. Mas isso é mais eficiente após um treino pesado, como um longão ou intervalado de alta intensidade.
"O gelo pode ser usado como um importante aliado após corridas de alta intensidade, nos quais haja uma demanda muscular além do habitual", explica. Nesses tipos de treino ou competição, o corredor pode aplicar gelo mesmo antes de sentir dor. "A função é a de prevenir lesões ou pelo menos diminuir a intensidade das microlesões causadas pelo exercício", diz.
O indicado é utilizar a técnica de modo intermitente, em ciclos de cerca de 10 minutos. Ao prolongar demais as aplicações, o corredor pode sofrer com queimaduras provocadas pelo frio ou ainda lesões nervosas. Mas esses dois problemas são raros se o uso for realizado da maneira correta.
Roda Livre
Especial para o Terra