Confira por que consumir azeitona é benéfico para corredores
Não é à toa que a azeitona é um alimento bem quisto dentre os corredores. Além de saborosa, ela possui uma série de nutrientes que são muito benéficos para o atleta. "Ela é rica em gordura insaturada e vitaminas A e E, além de também conter sódio e potássio", afirma Vanessa Grigoleto Pimentel, nutricionista especializada em fisiologia do exercício pela Universidade Federal São Paulo e em nutrição esportiva pelas Faculdades Integradas de Santo André.
A nutricionista explica que a vitamina E é essencial para o corredor, uma vez que é antioxidante e auxilia no combate aos radicais livres produzidos pelo organismo durante o exercício. A vitamina A, acrescenta, tem papel fundamental em relação à saúde da pele, visão, dentes e ossos, além de proteger contra infecções, pois atua no funcionamento adequado do sistema imunológico. Já a gordura insaturada auxilia no bom funcionamento do sistema cardiovascular, melhorando o perfil lipídico do atleta (redução do colesterol ruim - HDL).
"A prevenção à câimbra está relacionada ao aporte de potássio. Porém, para atingir uma quantidade considerável desse nutriente a ponto de evitar as câimbras, o consumo de azeitona seria muito alto", ressalta Vanessa, dizendo que, uma vez que ela é rica em sódio, isso poderia causar uma sede excessiva, caso consumida antes da prova, além da digestão ser lenta devido à gordura. "Antes não acho legal. Mas durante a prova, por conta do sódio, ela poderia ser uma boa alternativa para substituir o sal", salienta. O ideal, recomenda a nutricionista, é que o fruto seja incluído nas refeições diárias. "É interessante fazer um consumo rotineiro ou de repente adicioná-la no jantar antes da prova, em uma macarronada com molho ao sugo e azeitonas, por exemplo", sugere.
Roda Livre
Especial para o Terra