Corredores devem aquecer e não alongar antes da musculação
Fazer exercícios de alongamento antes dos treinos de força não é aconselhado para quem mantém uma rotina ativa, porém pode ser indicado para sedentários que estão começando a praticar atividades físicas e que costumam passar a maior parte do dia sentado durante o trabalho. "Existem alguns estudos que mostram que o alongamento melhora o desempenho e previne lesões, porém há outras pesquisas que dizem o contrário", pondera Felipe Carpes, educador físico e fisioterapeuta, com especialização em biomecânica, de Uruguaiana (RS).
"O que se deve avaliar é a saúde do praticamente. Para alguém que se exercita regularmente, realizando os exercícios de musculação da maneira correta, com amplitudes certas, frequência, intensidade e volume adequados, pode ser muito mais valioso fazer um aquecimento geral (como uma caminhada na esteira) ou específico (algumas repetições com carga baixa no próprio aparelho) do que o alongamento em si. Já para um sedentário, o alongamento pode ser um preparativo para o exercício, ajudando músculos e articulações a se acostumarem à sessão que será iniciada", explica.
Para os adeptos da corrida, o alongamento ajuda a prevenir lesões e, consequentemente, contribui para o desempenho. "Corredores que sentem dores lombares ou síndrome da banda iliotibial, por exemplo, podem ter os sintomas reduzidos com o alongamento, sem que necessariamente a cinemática da corrida seja alterada", ressalta Carpes. Por isso não deixe de alongar os músculos que estão diretamente envolvidos na atividade e, especialmente, a cadeia muscular posterior, que, por ter muitos músculos que colaboram com a postura, acaba apresentando encurtamentos.
Roda Livre
Especial para o Terra