Corrija a passada e melhore sua performance na corrida
Para percorrer um único quilômetro, são necessários cerca de 600 passos. Essa estimativa dá uma ideia do quanto a eficiência da passada é importante em uma corrida. De acordo com Cláudio Castilho, diretor-técnico da assessoria esportiva Saúde & Performance, a maior parte dos amadores não faz uso de todas as etapas da passada, o que proporcionaria um maior aproveitamento e otimização da energia no movimento. "A maioria faz o mínimo de força para manter o apoio e não utiliza a impulsão", salienta o técnico.
Castilho explica que isso acontece porque no momento da impulsão alguns corredores não realizam o movimento de extensão do tornozelo para lançar o corpo à frente. "Na passada dos profissionais, você pode observar a perna que fica para trás quase toda estendida, usando o movimento do tornozelo para impulsionar", comenta.
Outro detalhe apontado pelo técnico é a pisada. Para o apoio, a primeira parte do pé a tocar o chão não deve ser a ponta, nem o calcanhar, mas sim o meio dele. "Quanto menos contato com o solo, mais veloz a passada. Os velocistas costumam utilizar a ponta do pé porque têm um menor tempo de contato. Já os corredores meio-fundistas têm um tempo intermediário, e os fundistas um tempo maior, por isso devem utilizar o meio", orienta.
Roda Livre
Especial para o Terra